AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Entrevista Suzana Pires

“A gente supera a traição arrumando outro bem melhor”

Roseane Santos Publicado em 09/05/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entrevista Suzana Pires - Cadu Pilotto
Entrevista Suzana Pires - Cadu Pilotto
Na novela A Regra do Jogo, que chega ao fim nesta semana, Janete, personagem de Suzana Pires, viveu uma situação que causa um sofrimento danado. Seu marido arrumou uma amante mais jovem. Para quem acha que isso pode ser uma “facada” na autoestima, a atriz responde: “Quase toda mulher passa por isso, mas supera, sim. Com a traição, ela poderá ver muita coisa, inclusive repensar o casamento”. Foi o que aconteceu com Janete: ela se arranjou com Merlô (Juliano Cazarré). Se bem que o namorado também está ciscando por aí... Veja trechos da entrevista!


Como você define a personalidade da Janete?
A Janete é uma manicure, uma mulher muito batalhadora, guerreira brasileira. Ela banca a casa toda. No início da trama, era traída sem saber e fazia tudo pelo marido. Depois que descobriu a traição, teve uma virada. O que me inspira é a mulher que dorme cedo, que pega o ônibus para trabalhar. 


Um casamento sobrevive a uma traição? 
Acho que depende do acordo que o casal tem. Sei lá, pode ser uma relação aberta, não é? Vai saber... Só que não é o caso deles. Acho bem problemático. Ela amava muito o Vavá, mas não aceita a situação. Perdoar depende do tamanho dessa decepção, até que ponto pode atingir o amor. 


A Janete se sente desafiada e dá a volta por cima?
Pode ser. Ela tem garra para enfrentar a situação. Mas Mel (Fernanda Souza) é uma menina mais nova. Isso machuca mais. Uma relação terminar dessa maneira depois de tantos anos é muito complicado. Só que é um conflito que muitas mulheres acabam passando em determinado momento da vida.


Você acha que a mulher pode tirar boas lições de uma história assim? 
Eu acho que até pode dar uma injeção de auto-estima. Lógico que o que acontece primeiro é uma baixa, a mulher pensa que não está com nada. Depois, já em um segundo momento, pode vir a vontade de lutar. Agora, acho também que é um bom motivo de repensar como é esse casamento. 


Muitos acham que a traição deixa traumas, machuca muito. Você superaria algo assim?
Lógico que superaria, mas dar uma segunda chance, não [risos]. Tudo vai depender de quanto isso machucaria seu coração. Toda mulher passa e a gente supera e ainda fica bem melhor. Depois a gente arruma um namorado que vale a pena.


Qual seria a dica então para superar? 
Eu acho que você tem que curtir sua dor. Se consegue fazer isso, consegue sair por cima desse trauma. 


Como cuida do corpo?
O exercício sempre fez parte da minha vida. Ele não entrou na rotina só por uma questão de estética. Eu faço esporte desde os 10 anos de idade. Pratico exercício todos os dias, nem que seja por meia hora. Se não fizer, sinto falta. Pode ser uma leve caminhada ou ir à academia, que é bem perto da minha casa. 


Mas não evita nada mesmo na alimentação?
Fritura. Doce eu como, mas uma vez ou outra. Eu perdi uns 3 kg para a novela. Quando quero secar um pouquinho, aí sim eu corto açúcar. Eu coloco o doce como prêmio da semana. Por exemplo: vou a um restaurante no final de semana só para comer a sobremesa. Você começa a negociar com a comida. Eu sempre fui mais para magra, sigo o biotipo da minha mãe. 


E o seu rosto, como você cuida da pele? 
Eu morro de medo de agulha. Um dia fui tirar sangue e meu pai teve que ir comigo. Já tentei fazer botox, mas não consegui, e acho que nem preciso. Então decidi fazer o laser CO2 uma vez por ano. Passo um creme nutritivo e filtro solar de dia e um creme à base de ácido à noite para regenerar a pele. Acho que não vou fazer grandes intervenções. Estou com 39 anos e os personagens 
só melhoram com a idade.


Já pensa em ter filhos? 
Não penso nisso não, ainda não apareceu uma grande vontade. Acho que a minha afilhada supre muito esse desejo. Eu mudei para perto da minha irmã e acompanho tudo dela.


Já teve aquele sonho tradicional de casar, ter a casa cheia de crianças? 
Não. Eu tenho a minha vida muito estruturada para trabalhar, dar a volta ao mundo, mimar a minha afilhada e dar atenção para a minha família.