AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Atenção

Erupção de vulcão se intensifica nas Ilhas Canárias e cidades são evacuadas

Nuvem de gás tóxico e cinzas se estende por mais de 4 quilômetros no céu

Da Redação Publicado em 24/09/2021, às 18h41 - Atualizado às 18h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Erupção de vulcão se intensifica nas Ilhas Canárias - Twitter/@cahora
Erupção de vulcão se intensifica nas Ilhas Canárias - Twitter/@cahora

Nesta sexta-feira (24), as autoridades da ilha de La Palma, na Espanha, ordenaram que as cidades de Tajuya, Tacande de Abajo e Tacande de Arriba fossem evacuadas, em função da erupção do vulcãoCumbre Vieja

Nesta tarde, os bombeiros tiveram que recuar e interromper o trabalho de limpeza após uma fenda se abrir em um dos lados do vulcão. Segundo o serviço de bombeiros da ilha de Tenerife, que foi escalado para ajudar, o vulcão está em uma nova fase explosiva, tornando a atuação dos profissionais inviável. 

Na última quinta-feira (23), o Instituto de vulcanologia das Canárias já havia alertado as autoridades de uma nuvem de gás tóxico e cinzas que se estenderia por mais de 4 quilômetros no céu. 

Além disso, as companhias aéreas espanholas Iberia e Binter anunciaram que, nesta sexta (24), tiveram que cancelar alguns voos para La Palma, devido à erupção. 

"A evolução da nuvem de cinzas nos últimos dias forçou a companhia aérea a mudar sua programação, a partir de hoje, sexta-feira, 24 de setembro, cancelando voos para a ilha à noite", disse a Binter em um comunicado.


ERUPÇÃO
No último domingo (19), após alguns dias em estado de alerta, o vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção

Algumas horas antes, o fenômeno, capaz de causar um tsunami na região Nordeste do Brasil, estava com “nível de atividade máximo”, segundo autoridades locais. O complexo vulcânico não entrava em erupção há, aproximadamente, cinco décadas, mas voltou a ser destaque após a divulgação do estado amarelo de alerta. 


Contudo, por mais que possa assustar, o evento provavelmente não causará tsunamis na costa brasileira, uma vez que, segundo os pesquisadores, isso só aconteceria se houvesse uma erupção explosiva. Até o momento, o risco de deslizamentos e acidentes é baixo, uma vez que o fenômeno foi considerado de pequeno porte.