AnaMaria

Fiquei sabendo que minha amiga foi traída. E agora?

Especialistas dão dicas para você saber o que fazer em casos assim

Marcela Del Nero Publicado em 20/02/2019, às 17h26 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Débora Nascimento teve apoio dos amigos durante descoberta, diz jornal - Reprodução/Instagram
Débora Nascimento teve apoio dos amigos durante descoberta, diz jornal - Reprodução/Instagram

Débora Nascimento e José Loreto anunciaram recentemente o fim de seu casamento de três anos. De acordo com o jornal Extra, o motivo teria sido o fato de o ator se envolver com uma colega de elenco de “O Sétimo Guardião”, que também é casada.

Tudo veio à tona quando a esposa de um outro ator -envolvido com a mesma atriz- alertou a mãe de Bella, de 10 meses, sobre o possível affair. Amigos de Débora teriam ajudado a ex de José Loreto a descobrir o tal caso.

Mas e se fosse você? Qual seria a sua reação ao descobrir que o parceiro de sua grande amiga está tendo uma relação fora do casamento?

O primeiro passo, de acordo com a psicóloga Cássia Denadai, é entender qual a relação que sua amiga tem com o parceiro. Isso porque a tendência é assumirmos que todos os casais possuem um relacionamento monogâmico, mas nem sempre é assim. 

“A relação extraconjugal pode fazer parte do ‘contrato’ deles e, nesse caso, revelar a traição poderá ter um desfecho ruim”, explica Cássia. Sabendo disso, você consegue decidir o que vai fazer com as informações que tem o ocorrido.

DECIDI CONTAR, MAS COMO?
Segundo Camila Moura, psicóloga especialista em relacionamentos, é necessário dizer o que sabe presencialmente. Olhar no olho, além da entonação de voz certa, podem ser seus aliados durante este momento difícil.

“Eu sinto muito por ter que te dar essa notícia”. Essa é a frase que a profissional aconselha a dizer para que a conversa seja mais empática. Isso porque impor suas crenças e vontades não é o ideal, gerando constrangimento e desgastando a amizade.

Cássia recomenda ainda começar o diálogo com perguntas para saber onde você está pisando. “Se sentir confiança, fale sempre com honestidade, essa é a melhor forma de proteger todos os envolvidos”.

Além disso, a especialista ressalta que o local precisa ser privado para que a pessoa fique confortável e possa reagir da maneira que melhor entender. Isso inclui chorar, gritar ou ganhar um abraço.

Mas saiba que pode rolar um afastamento também da sua amiga por conta da sinceridade. “Isso depende da forma que for contado, pois quem a contou traz lembranças do que aconteceu”, esclarece.

DECIDI GUARDAR SEGREDO
Apesar das especialistas acreditarem que a verdade é o melhor caminho, muitas vezes é a pessoa pode achar melhor não contar nada.

Cássia menciona segredos são difíceis de guardar e é improvável que isso fique por debaixo do tapete eternamente. 

Já para Camila, o desconforto de guardar o segredo pode ser aparente e acabar afastando a amizade, pois fica complicado conviver com a culpa. 

Outra situação possível é que sua amiga descubra que você tinha conhecimento da traição e não contou, o que pode causar o término da amizade. Pense bem no que fazer.