AnaMaria
Últimas Notícias / Thanksgiving

História do Dia de Ação de Graças: o que é e como comemorar

Feriado norte-americano acontece nesta quinta-feira (22)

Da Redação Publicado em 22/11/2018, às 16h24 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Primeiro Thanksgiving em Plymouth, (óleo sobre tela de Jennie Brownscome) - Jennie Brownscome
Primeiro Thanksgiving em Plymouth, (óleo sobre tela de Jennie Brownscome) - Jennie Brownscome

O tradicional feriado de Dia de Ação de Graças é comemorado nesta quinta-feira (22) nos Estados Unidos, e em algumas partes do Canadá. 

A data ficou conhecida no Brasil por conta das promoções de Black Friday, que acontecem um dia depois do Thanksgiving Day, em tradução livre.

Na terra do Tio Sam, ele é celebrado na 4ª quinta-feira do mês de novembro. Já no Canadá, toda 2ª segunda-feira de outubro.

DIA DE AGRADECER
O dia é um símbolo de união e gratidão, geralmente comemorada em família.

O principal objetivo do Thanksgiving Day é agradecer por todas as bênçãos recebidas durante o ano. 

Além disso, serve para exalar gratidão, amor e carinho pelos familiares e amigos.

COMO COMEMORAR

A lista de como os americanos e canadenses comemoram é longa: viagens, jantares, festas e desfiles. Mas a única regra é estar ao lado da família e amigos.

Outra grande tradição do feriado é a comida. A fartura gastronômica é muito bem-vinda, mas não é a mesma sem a presença do típico peru (por isso também é chamado de Trukey Day).

Batata-doce, purê de batata, torta de abóbora, torta de maçã, molho de cranberry, feijão verde e torta de nozes também são alguns pratos bem tradicionais do dia.

A HISTÓRIA

A primeira celebração é datada de 1620, em Plymouth, cidade do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, pelos fundadores da vila.

Depois de um rigoroso Inverno que prejudicou as colheitas, os colonos tiveram a situação revertida após o bom crescimento das plantações de milho no Verão que se seguiu, em 1621. 

Assim, para comemorar a boa colheita, o governador da vila de Plymouth resolveu organizar uma festa no outono de 1621. 

Diversos índios e colonos participaram do evento, onde havia muita fartura na mesa.

Patos, perus, peixes e milho foram alguns ingredientes usados para o jantar, que passou a ser organizado em cada outono, para agradecer à Deus pelas boas colheitas.
Mais de duzentos anos depois, o então presidente Abraham Lincoln batizou a 4ª quinta-feira de novembro como o National Thanksgiving Day (Dia Nacional de Ação de Graças).