AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Educação

Inep afirma que Enem será 100% digital até 2026

Até 2026, governo afirma que Enem será totalmente digital

Da Redação Publicado em 03/07/2019, às 10h13 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Enem passará a ser digital - Agência Brasil
Enem passará a ser digital - Agência Brasil

Durante uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (03), Alexandre Lopes, o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educativas Anísio Teixeira (Inep), afirmou que a aplicação do Enem deixará de ser em papel e passará a ser online. 

A transição de formato começará a ser testada a partir de 2020, em um projeto piloto voltado para 50 mil candidatos. 

Em nota oficial, o Ministério da Educação explicou que as primeiras aplicações serão opcionais. "Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel", diz o comunicado, enfatizando que, "em caso de problemas logísticos na aplicação digital, o participante poderá participar da reaplicação".

Para o próximo ano, Alexandre informou que a aplicação do Enem deve ocorrer três vezes, ao contrário de duas. Será uma regular e uma reaplicação para candidatos de locais de provas que enfrentaram problemas logísticos, na mesma data do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).

Nos próximos anos, os candidatos poderam escolher fazer o Enem digital ou o tradicional. O plano é que em 2026, a prova seja totalmente digital.

O Enem digital em formato piloto em 2020 acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro do ano que vem. Já o Enem regular acontecerá em 1º e 8 de novembro de 2020. A reaplicação para os dois modelos acontecerá em dezembro.