AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Espiritualidade

Irmã Dulce, a primeira santa brasileira, é celebrada neste 13 de agosto 

Ela é primeira santa brasileira consagrada; veja oração

Da Redação Publicado em 13/08/2021, às 12h16 - Atualizado às 12h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Irmã Dulce é a primeira santa brasileira - Osid
Irmã Dulce é a primeira santa brasileira - Osid

Sabia que esta sexta-feira (13) também é dia de Irmã Dulce, a primeira consagrada santa brasileira, cujo dia é celebrado todo 13 de agosto? Verdadeiro exemplo de dedicação e amor à palavra de Deus, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, seu verdadeiro nome, tornou-se conhecida, principalmente, por seu trabalho de amparo à pessoas mais vulneráveis e sem condições econômicas.

Para isso, criou uma entidade filantrópica: a Obras Sociais Irmã Dulce, sendo responsável pela abertura do Hospital Santo Antônio e do Centro Educacional Santo Antônio.

Mesmo na sua reta final de vida, quando uma enfisema pulmonar causou a sua morte em março de 1992, ela nunca deixou de ajudar o próximo. Biógrafos relatam que sua espiritualidade ia muito além apenas da religião.

Basta lembrar que ela se afastou da congregação Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus por 10 anos, se recusando a seguir as rígidas regras das freiras.

Entre os feitos marcantes de sua vida, em 1935 deu assistência à comunidade pobre de Alagados, um conjunto de palafitas que cresceu no bairro de Itapagipe, em Salvador (BA).

Apesar de todo o bem que fazia, seus atos nem sempre eram bem vistos, especialmente um episódio que aconteceu em 1939. Naquela ocasião, Irmã Dulce invadiu por volta de cinco casas vazias para abrigar doentes. 

Ao ser expulsa das propriedades, ela levou esses enfermos até os arredores da igreja do Bonfim, em Salvador. Por ser alvo de repressão, o prefeito ordenou a expulsão de todos que ali estavam.

Por todos suas boas ações, Irmã Dulce foi indicada ao Nobel da Paz. Apesar de não ter sido premiada, ficou conhecida mundialmente por seus feitos. 

CURIOSIDADE
Sabia que Irmã Dulce tinha uma forte ligação com o número 13? Batizada no dia 13 de setembro de 1914, ela começou a ajudar as pessoas aos 13 anos idade.

Também morreu em 13 de março de 1992, sendo que sua extrema unção foi dada pelo próprio Papa João Paulo II. Além disso, o santo ao qual era devota, Santo Antônio, é celebrado todo 13 de junho.

ORAÇÃO PARA IRMÃ DULCE
“Para que os pobres tenham sua proteção e mais esperança. Querida Santinha, me faz protegido e protetor contra toda violência e rancor. A senhora que vê a dor e sofrimentos dos pobres e desamparados. A senhora que em vida foi a salvação de muitos desesperados. Que Deus ajude e ilumine sua missão, Irmã Dulce. Amém”. Em seguida, reze três Ave-Marias.