AnaMaria
Últimas Notícias / Religião

Irmã Dulce será canonizada no próximo domingo e se torna primeira santa brasileira

Canonização de Irmã Dulce acontece no próximo domingo (13)

Da Redação Publicado em 11/10/2019, às 10h52 - Atualizado às 10h53

Irmã Dulce se tornará primeira santa brasileira no próximo domingo (13) - Reprodução/Site da Osid
Irmã Dulce se tornará primeira santa brasileira no próximo domingo (13) - Reprodução/Site da Osid

Conhecida como “anjo bom da Bahia”, Irmã Dulce se tornará a primeira santa brasileira. A cerimônia de canonização acontecerá no próximo domingo (13). A celebração religiosa será presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano. 

Já em Salvador (BA), a missa em homenagem à santa Dulce dos pobres promete ser grande: a Arena Fonte Nova será o palco dos religiosos que irão celebrar a canonização. 

No mesmo dia, Dulce ganhará um santuário totalmente dedicado a ela: a Paróquia e o Santuário Santa Dulce dos Pobres, em Salvador.

A expressão "anjo bom da Bahia" tem uma explicação. É porque ela teve uma vida dedicada aos pobres, doentes e socialmente excluídos. Nos anos 40, a Dulce não tinha para onde ir com 70 doentes e conseguiu abrigar as pessoas em um galinheiro, ao lado de um convento da capital baiana. 

Atualmente, as obras sociais que carregam seu nome realizam, segundo a entidade filantrópica, 3 milhões de procedimentos ambulatoriais, por ano, em todo o estado da Bahia, com atendimentos gratuitos pelo SUS.

Irmã Dulce morreu em 1992, aos 78 anos. 27 anos depois, a Bahia, o Brasil e o mundo ganham uma nova santa.