AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Eleições

Justiça Eleitoral recebe 10,8 mil denúncias de propaganda irregular

Denúncias à Justiça Eleitoral foram feitas pelo aplicativo Pardal

Agência Brasil - Brasília Publicado em 13/09/2022, às 16h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tribunal Superior Eleitoral recebeu mais de 10 mil denúncias de propaganda irregular por aplicativo - Foto: Marcello Casal - Agência Brasil
Tribunal Superior Eleitoral recebeu mais de 10 mil denúncias de propaganda irregular por aplicativo - Foto: Marcello Casal - Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que recebeu 10,8 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em todo o país. Os indícios de irregularidades foram notificados entre 16 de agosto e ontem (12). 

As denúncias foram enviadas pelo aplicativo Pardal, ferramenta digital criada em 2014 e que permite que o cidadão registre reclamações contras as campanhas. Após o recebimento, as queixas são enviadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE). 

O maior número de denúncias foi registrado em Pernambuco (1,5 mil), seguido por São Paulo (1,3 mil), Minas Gerais (1,1 mil) e Rio Grande do Sul (1 mil). 

De acordo com os dados, foram recebidas 3,6 mil denúncias referentes a candidatos a deputado estadual, 3,4 mil a deputado federal, 1,4 mil a presidente e 738 a governador. 

O aplicativo Pardal está disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play ou por meio do site do TSE.

Pela plataforma, também é possível denunciar compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação durante a campanha.  

MUDANÇAS NO HORÁRIO DE 'PANTANAL'

'Pantanal' sofreu uma mudança de horário em virtude das propagandas eleitorais, que são obrigatórias nas emissoras de rádio e TV.

São dois horários eleitorais: 13h e 20h30. Por isso, 'Pantanal' começará a ser exibida mais tarde, a partir de 21h55, de segunda a sexta-feira, até o fim do primeiro turno das eleições.Às quartas-feiras, no entanto, quando houver Futebol, a novela será exibida mais cedo, às 20h55. Já aos sábados, o folhetim terá início às 21h50.

As mudanças vão até o dia 29 de setembro, quando a propaganda eleitoral para o primeiro turno é encerrada. Se houver segundo turno, a propaganda partidária reiniciará no dia 7 de outubro e se estenderá até o dia 28 do mesmo mês, com duração reduzida.

Entretanto, as mudanças no horário de 'Pantanal' sofrerão poucas alterações. Em caso de segundo turno, a novela começará às 21h50 de segunda a sexta; nas quartas de Futebol, às 20h50; e aos sábados, às 21h45.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!