AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Exclusivo

Lucy Ramos fala sobre racismo durante carreira: ''Vou à luta pelos meus objetivos''

''Vou à luta pelos meus objetivos'', fala Lucy Ramos sobre racismo durante carreira

Fabricio Pellegrino Publicado em 30/11/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz estava no ar em 'A Dona do Pedaço' como Silvia - Globo/Victor Pollak
A atriz estava no ar em 'A Dona do Pedaço' como Silvia - Globo/Victor Pollak

Dos campos às passarelas. Dos desfiles aos holofotes das artes. A trajetória de Lucy Ramos tem mudanças de rumo pautadas pelas lutas que abraçou para conquistar o próprio espaço. 

E a partir de um episódio de racismo ela entendeu que, para chegar aonde quer estar, precisaria de um diferencial. “Mesmo assim, as chances são menores. Mas procuro não me apegar a isso, vou à luta pelos meus objetivos e batalho por eles!”, diz a atriz que interpretou a Sílvia de ‘A Dona do Pedaço’. 

Além disso, em entrevista exclusiva à AnaMaria, a estrela conta os motivos pelos quais criou uma conta no Instagram para incentivar a autoaceitação das seguidoras, o casamento de 13 anos com o ator e diretor Thiago Luciano, além de revelar o sonho de ser mãe de um filho biológico ou adotivo, mas sem ansiedade.

COMO UMA ZAGUEIRA DE TIME DE FUTEBOL VIROU MODELO E, DEPOIS, ATRIZ? 
Sempre gostei de esporte e o meu favorito era o futebol. Uma amiga da época me falou sobre uma escolinha de futebol na capital paulista... e lá fui eu. Minha irmã queria ser modelo e fez um book. 

Então, minha mãe aproveitou para fazer o meu também, mas eu não tinha o menor jeito para a coisa, queria mesmo era jogar futebol. Um tempo depois, o meu técnico me levou para uma agência de modelo e fiz outro ensaio fotográfico. 

A partir desse ensaio tudo mudou. Cinco anos depois, comecei a estudar, encaminhar minha carreira para o ramo da atuação. Após muitos testes, o meu primeiro trabalho na televisão foi como elenco de apoio na novela Começar de Novo [Globo, 2005], depois veio Sinhá Moça [Globo, 2005] e, graças a Deus, estou seguindo o meu caminho.

QUAL O MAIOR DESAFIO EM INTERPRETAR A SÍLVIA, DE A DONA DO PEDAÇO?
A Sílvia é uma personagem muito gostosa de fazer. Ela tem espírito de luta e humildade, sabe exatamente o que quer, batalhadora, busca ver além! Estou amando dar vida a ela. No início da trama, a Sílvia tinha um jeitinho mais tímido, mas me surpreendeu positivamente nos capítulos seguintes com desenvoltura e doçura. Estou adorando o retorno do público. É gostoso ver o quanto a Sílvia valoriza a amizade até mesmo da Kim, que foi muito duvidosa no início.

QUE CARACTERÍSTICA DELA VOCÊ GOSTARIA DE TER? 
Paciência, eu tenho muita, mas a Sílvia tem o dobro [risos]. Por exemplo, a relação dela com o Abdias [Felipe Titto], que é um cara que tem uma fissura pela exposição e utilização da internet, sem viver o mundo real. Eu, Lucy, já teria falado para ele: “Tô fora, não dá”. Mas a Sílvia enxerga algo a mais nele.

SE ELA FOSSE SUA AMIGA E VOCÊ ENXERGASSE DE FORA TODA A SITUAÇÃO QUE ELA ENFRENTA EM RELAÇÃO AO MÁRCIO E A KIM, QUE CONSELHOS DARIA? 
A Sílvia é uma mulher muito madura, então, me parece que ela agiria de forma decidida na situação, como o fez. Eu a aconselharia a tomar exatamente a atitude que tomou, abrir mão de algo que não estava legal para ela e procurar alguém que a valorizasse. Sempre penso que nós, mulheres, merecemos mais! E onde tem concorrência, serei desistência [risos]. Sem falar que uma rivalidade feminina só ajuda a perpetuar o patriarcado.

NA SINOPSE DA NOVELA CONSTAVA QUE SÍLVIA VIRARIA UMA INFLUENCIADORA DIGITAL? 
Não, não constava. Foi uma grata surpresa com o qual o Walcyr Carrasco [autor da trama] me presenteou. Tenho ouvido bastante, especialmente de mulheres, o quanto se sentem felizes e representadas pela Sílvia. Acho que fica a lição de como é necessário ter uma inserção positiva de nós, mulheres negras, nesse universo digital. A novela atinge milhões de brasileiras, imagina que legal essas telespectadores que acompanham a história da Sílvia pensarem: “Eu também posso!”.

NAS SUAS REDES SOCIAIS, O QUE LEVA EM CONSIDERAÇÃO ANTES DE REALIZAR UM POST? 
A minha verdade e essência. Só posto no que acredito. Gosto de assuntos variados.

QUANDO VOCÊ SENTIU QUE O RACISMO BATEU PELA PRIMEIRA VEZ À SUA PORTA? 
Me recordo bastante de um episódio: quando era modelo, fui fazer uma seleção e o teste final ficou entre mim e uma modelo branca. E nós duas tínhamos o mesmo grau de qualificação. Quando ela foi escolhida, perguntei sobre o que levou a tal decisão. Meu objetivo era entender o mercado no intuito de melhorar como profissional. Me responderam que “o cliente a escolheu por ser branca e que por eu ser negra não atingiria a maioria do público”. A partir desse dia, entendi que para chegar ao lugar que quero, tenho que ter um diferencial. E, mesmo assim, as chances são menores. Mas procuro não me apegar a isso, vou à luta pelos meus objetivos e batalho por eles!

O QUE A MOTIVOU A CRIAR A CONTA SEGUNDAS CACHEADAS NO INSTAGRAM? 
A página @segundascacheadas é um espaço de aceitação e entendimento sobre a imagem por meio do afro. Como sempre recebi mensagens com dúvidas sobre o afro, resolvi criar esse espaço para irmos “Além dos Cachos”, pois a aceitação da imagem vai além da estética. É uma mudança que vem de dentro. Então, esse canal permite uma troca direta de vivências com nosso afro. Percebo que há um grande número de mulheres compartilhando dos mesmos pensamentos. E, dessa maneira, nos fortalecemos.

QUAIS OS SEUS CUIDADOS COM A FORMA FÍSICA? 
Mantenho uma alimentação bem equilibrada, que, para mim, é a base de tudo, não só para o físico, mas para o bem-estar. Se como mal, não me sinto bem, fico mal-humorada... Já quando como bem, fico feliz, me sinto mais bem disposta. Também bebo muita água, cuido bem da minha hidratação... Como tenho retenção de líquido, ando até com meu chá na bolsa. E, claro, pratico exercícios [musculação] sempre que posso.

QUE CUIDADOS ADOTOU NA SUA ROTINA DEPOIS QUE FICOU LOIRA PARA A PERSONAGEM? 
O cabelo curto me dá mais trabalho, porque ele amassa com maior facilidade. Se preciso dele solto, tenho que lavar, passar o leave-in, secar com difusor e finalizar com óleo. Fora isso, hidrato toda semana, pois tanto o loiro quanto o cabelo crespo necessitam disso. Também faço umectação e sigo várias etapas para deixá-lo com brilho e maciez.

HÁ 13 ANOS, VOCÊ SE CASOU APENAS UM MÊS APÓS CONHECER O THIAGO LUCIANO. COMO ACONTECEU ESSE PEDIDO DE CASAMENTO E O QUE A FEZ TER CERTEZA DE QUE ELE ERA O AMOR DA SUA VIDA? 
Quando nos conhecemos, por meio de um amigo, eu e Thiago estávamos morando no Rio de Janeiro, cada um gravando uma novela [ele finalizando Alma Gêmea, de 2005; e ela começando Sinhá Moça]. Após um mês de namoro, assim que as novelas terminaram, nos casamos. Quando duas almas se encontram, o tempo não importa. Existe rápida conexão e devemos obedecer a ela, aceitar e viver. Deu certo, somos felizes. Pensamos em ter um filho. Ele é tudo o que eu queria de um homem.

VOCÊ JÁ DECLAROU QUE GOSTARIA DE TER FILHOS BIOLÓGICOS E TAMBÉM ADOTAR. DE QUE FORMA VIRÁ O PRIMEIRO HERDEIRO E PARA QUANDO ESTÃO PLANEJANDO?
O sonho da maternidade gera uma ansiedade generalizada. Prefiro pensar que virá quando tiver que vir, tanto o biológico quanto o adotivo. Esperaremos com muito amor! Quero ser mãe. Já passamos da época de quando a vida da mulher só tinha sentido se ela casasse e engravidasse. Hoje, sou realizada pessoalmente, profissionalmente e quando o filho ou filha vier, só completará essa realização. Tudo em seu tempo!