AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / carnaval 2020

Mangueira faz releitura crítica e mostra Jesus em diferentes faces no mundo moderno

'Carnaval 2020': Mangueira representa Jesus como jovem negro, mulher e membro da comunidade LGBT

Da Redação Publicado em 24/02/2020, às 13h26 - Atualizado às 13h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos desfiles mais comentados do carnaval do Rio de Janeiro (RJ) - Globo
Um dos desfiles mais comentados do carnaval do Rio de Janeiro (RJ) - Globo

Um dos desfiles mais comentados do carnaval do Rio de Janeiro (RJ), foi a da Mangueira, que representou Jesus com diferentes faces no mundo moderno na noite do último domingo (23).

Com uma releitura crítica, a escola mostrou como seria se Cristo fosse um jovem negro e pobre preso, índio, mulher e membro da comunidade LGBT. 

Logo no início, ele apareceu na comissão de frente em sua representação clássica: homem, branco, de cabelos longo e barbas.

Em seguida, era possível ver uma versão de como ele seria nos dias atuais, andando em bailes funks no morro, dançando e sofrendo repressão policial. "Seria como se fossem os soldados romanos", relembrou Fátima Bernardes, durante a transmissão ao vivo do desfile na TV Globo.

Mais tarde, a rainha de bateria, Evelyn Bastos, entrou na avenida como um Jesus mulher e não sambou na Sapucaí. Nas redes sociais, ela agradeceu a oportunidade.

"Brasil no topo quando falamos de feminicídio! Ser mulher é ser a luta! Ser mulher é saber que precisamos encarar uma guerra por dia contra a discriminação e opressão que o machismo nos oferece. [...] Talvez um dia teremos queda nos tristes números de feminicídio [...] Enquanto isso não acontece, seguiremos carregando a nossa própria cruz. Ah... e se Jesus fosse mulher?! Seu coração aceita? Seus olhos enxergam? Seu amor te limita?", escreveu na legenda da publicação. 

Comandada pelo carnavalesco Leandro Vieira, a agremiação levou 19 alas, 5 carros alegóricos, 3 tripés e 4.000 componentes para a Sapucaí. Já o samba-enredo foi escrito por Manu da Cuíca e Luiz Carlos Máximo e interpretado por Marquinho Art'Samba.