AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Maquiador de Gisele Bündchen se pronuncia após ser exposto por discriminação

Daniel Hernandez se desculpou por meio das redes sociais

Da Redação Publicado em 14/06/2020, às 17h53 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daniel Hernandez se justifica após acusações de racismo - Instagram/@danielhernandezdh
Daniel Hernandez se justifica após acusações de racismo - Instagram/@danielhernandezdh

Após ter sido exposto pelo perfil 'Moda Racista', nas redes sociais, o maquiador Daniel Hernandez pediu desculpas em suas redes sociais na tarde deste domingo (14).

O profissional, que costuma cuidar do visual de estrelas como Anitta, Gisele Bündchen, Grazi Massafera, Carol Trentini e Giovanna Ewbank.

Em um áudio divulgado pelo perfil antirracista, o maquiador afirmou que cabelo afro é "ruim". Em outras conversas publicadas, ele tentou se justificar afirmando que eram "brincadeiras comuns no passado".

Confira o pronunciamento na íntegra.

"Eu errei e peço desculpas. Como branco e parte da branquitude muitas vezes não notamos o racismo e nossas atitudes discriminatórias, errei ao usar palavras que devem ser extintas e, como homem branco gay (que só por ser branco, goza de privilégios até dentro dessa minoria), já deveria estar atento e praticando o antirracismo de forma incansável há mais tempo. Eu sei que não vou reparar com simples desculpas as pessoas que eu posso ter machucado no caminho, porque sei que é na prática que eu vou provar que estou em busca e disposto a evoluir. Peço desculpas por fazer parte de um mercado que fortaleceu o racismo estrutural com seus padrões de beleza que perpetuam o racismo. Peço desculpas por não ter feito mais, por não ter exigido mais a presença de negros nos trabalhos e por não ter agido em momentos em que presenciei o racismo. Vivemos um momento importante, de muito aprendizado e reflexão sobre o nosso papel enquanto brancos que têm uma dívida histórica com nossos irmãos negros. Como eu já havia dito, venho há algum tempo procurando ser mais consciente para que eu não tenha apenas um discurso antirracista, mas que no futuro eu possa olhar pra trás, a partir dessa transformação, e dizer com orgulho que as minhas atitudes e escolhas são também antirracista, que estou atento e contribuindo com ações que promovam o protagonismo de direito do negro na sociedade. Hoje, mesmo que não seja meu lugar de fala, eu entendo e estou aprendendo sobre os erros cometidos e que estão ligados ao racismo estrutural. Quando entendemos as várias formas de cometer o racismo, passamos a aprender como combate-los. Eu me comprometo aqui a não apenas apoiar a luta antirracista com palavras e declarações, mas também por meio de ações como: incentivar a inclusão, promover oportunidades e potencializar pessoas negras para que elas sejam inseridas no mercado de trabalho, do qual eu faço parte. Também me comprometo a estudar e me educar, além de ESCUTAR cada dia mais para que eu possa ser um aliado nesta luta."