AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Ministério da Saúde aprova dose de reforço para todos os adultos; intervalo de aplicação é reduzido

Mudanças na imunização contra a covid-19 foram anunciadas nesta terça-feira (16)

Da Redação Publicado em 16/11/2021, às 12h29 - Atualizado às 12h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É recomendada a aplicação de um imunizante diferente na dose adicional - Pixabay/huntlh
É recomendada a aplicação de um imunizante diferente na dose adicional - Pixabay/huntlh

O Ministério da Saúde anunciou, na manhã desta terça-feira (16), que todos os brasileiros maiores de 18 anos poderão receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Além disso, também foi divulgado a redução entre o intervalo entre as doses do imunizante. 

A partir de agora, quem completou o esquema vacinal há cinco meses já poderá recorrer a um posto de saúde para receber o reforço. O intervalo entre a dose única/segunda dose e a ‘dose adicional’ era de seis meses. 

“Graças às informações que temos dos estudos científicos, nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, informou Marcelo Queiroga, ministro da Saúde.

A recomendação do Ministério da Saúde é que a pessoa receba um imunizante diferente do aplicado nas primeiras vezes. “É preferencial que a dose adicional seja com uma vacina diferente. No Brasil usamos a Pfizer, mas em um eventual desabastecimento pode ser usada outra plataforma”, disse. 

Anteriormente, a dose de reforço estava disponível apenas para os maiores de 60 anos, imunossuprimidos, profissionais da saúde, entre outras categorias de risco. Com a mudança, o calendário de vacinação não será divulgado por faixa etária, porém cada pessoa deverá buscar a vacinação a partir da data de aplicação de sua última vacina.