Ministério da Saúde assina acordo para reduzir açúcar dos industrializados

Produtores terão cinco anos para adaptar itens com nova regulamentação

segunda 26 novembro, 2018
Acordo implica que indústria alimentícia abaixe o teor de açúcar em cinco anos
Acordo implica que indústria alimentícia abaixe o teor de açúcar em cinco anos Foto:Banco de Imagem/iStock

O Ministro da Saúde Gilberto Occhi assinou nesta segunda-feira (26) um acordo para reduzir o teor de açúcar em alimentos industrializados. Isso inclui itens como bolos, refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados, entre outros.

A ideia segue o modelo do acordo que busca diminuir a quantidade de sódio em 28.562 toneladas até 2020. Neste caso, a indústria alimentícia terá que reduzir 144 mil toneladas de açúcar em cinco anos.

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BOA NOTÍCIA
De acordo com Angélica Grecco, coordenadora de Nutrição Clínica do Hospital Santa Helena de Santo André (ABC Paulista), a nova medida do Ministério da Saúde fará a indústria alimentícia diminuir o açúcar nos alimentos processados, tornando eles menos agressivos ao nosso organismo.

"Isso pode auxiliar na melhora dos hábitos alimentares da população, assim como a conscientizar o consumidor", aposta.

MALEFÍCIOS DO AÇÚCAR
A especialista explica que o açúcar em excesso pode levar ao desenvolvimento de várias doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, colesterol alto, gordura no fígado, pressão alta.

"Outro problema é que o paladar, principalmente das crianças, fica cada vez mais acentuado para o consumo de doces", ressalta a nutricionista. "Isso pode ocasionar em uma falta de estímulo para o consumo para outros alimentos essenciais para a nossa saúde, como os ricos em vitaminas e minerais."

ATENÇÃO AOS RÓTULOS!
Além disso, é de extrema importância ficar atento aos rótulos dos produtos. E a ordem em que eles estão listados não é aleatória. “Quanto antes estiverem dispostos na lista de ingredientes, maior a quantidade vai existir no produto”, explica Angélica. 

A nutricionista ainda dá uma dica que vale ouro: se o item tiver açúcares, aromatizantes artificiais e óleos em geral, melhor deixar na prateleira, pois são extremamente prejudiciais à saúde. 

DICAS PARA O RESTO DA VIDA
Não sabe como substituir esses alimentos processados da sua dieta? Nós te damos uma mãozinha! Confira as dicas:

  • Priorize o consumo de frutas frescas e sucos sem açúcar ou conservantes;
  • Leia atentamente os rótulos dos produtos;
  • Inclua alimentos de proteína pouco processados, como: frango, carne vermelha, porco, ovos e laticínios;
  • Evite fast foods;
  • Faça a maioria das refeições em casa, onde o controle sobre os ingredientes é maior.
Marcela Del Nero
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