AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Vacinação

Ministério da Saúde recomenda quarta dose contra a Covid para pessoas acima de 50 anos

O ministério divulgou uma nota técnica oficializando a recomendação da quarta dose da vacina

Da Redação Publicado em 04/06/2022, às 16h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ministério da Saúde amplia público da quarta dose - Unsplahs/Mufid Majnun
Ministério da Saúde amplia público da quarta dose - Unsplahs/Mufid Majnun

O Ministério da Saúde divulgou, neste sábado (04), uma nota técnica que recomenda uma quarta dose vacinal contra a Covid-19 para pessoas acima de 50 anos. A decisão já havia sido adiantada pelo ministro Marcelo Queiroga na última quinta-feira (02).

Antes da decisão oficial, o ministério recomendava o segundo reforço apenas para quem tivesse mais de 60 anos, além dos imunossuprimidos. Algumas cidades, porém, já haviam anunciado que fariam a aplicação na nova faixa etária.

A nota técnica, escrita pela Secretaria de Enfrentamento à Covid, diz que, apesar da falta de dados a respeito da eficácia da quarta dose, o aumento nos casos da doença e das novas variantes justificam a medida.

"Embora existam, até o momento, poucos dados em relação à magnitude e duração do benefício de uma segunda dose de reforço com vacinas Covid-19, diferentes estratégias de vacinação devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas. O surgimento de novas variantes de preocupação e tendência de aumento do número de casos de Covid-19, também devem ser considerado, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis e expostos", explicou o órgão.