AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Novidade!

‘Miss Universo’ faz mudança histórica em regras do concurso; confira

O evento ‘Miss Universo’ ampliou suas regras para abranger mais mulheres

Da Redação Publicado em 09/08/2022, às 13h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O 'Miss Universo' mudou suas regras após sete décadas de existência - Instagram/@missuniverse
O 'Miss Universo' mudou suas regras após sete décadas de existência - Instagram/@missuniverse

O concurso ‘Miss Universo’ passou por uma mudança histórica em suas regras. Em sua próxima edição, em 2023, ele passará a aceitar que mulheres casadas, divorciadas, grávidas ou com filhos, também possam se inscrever.

Desde seu começo, sete décadas atrás, até 2022, apenas mulheres entre 18 e 28 anos, que nunca tivessem se casado ou tido filhos, poderiam se inscrever. A nova regra, que abrange mais mulheres, foi divulgada pelo jornal The National, que teve acesso ao memorando oficial do concurso.

O documento diz: "Acreditamos que as mulheres devem ter autonomia sobre suas vidas e que as decisões pessoais de cada ser humano não devem ser uma barreira para o sucesso".

O jornal também pôde conversar com a CEO do concurso, Amy Emmercich, que explicou o motivo da mudança. Segundo ela, a nova regra busca incluir perfis mais diferentes de mulheres.

"Pesquisas recentes mostram que a média de idade de casamento e primeira gravidez para mulheres, globalmente, começa aos 21 anos. Apesar das diferenças de culturas e crenças, isso permite a todas as mulheres que guiem seus próprios destinos e vamos abrir as portas do Miss Universo para que isso aconteça", revelou.

NO BRASIL

O concurso Miss Universo Brasil foi realizado na noite da última terça-feira (19), em São Paulo (SP), e coroou Mia Mamede como a grande campeã de 2022. A jornalista, modelo e atriz foi a primeira candidata do Espírito Santo a vencer a competição desde sua fundação, há quase 70 anos.

Mia Mamede disputava o título com outras quatro finalistas, sendo elas: Isadora Murta (Miss Minas Gerais), Alina Furtado (Miss Rio Grande do Sul), Rebeca Portilho (Miss Amazonas) e Luana Lobo (Miss Ceará), escolhidas após diversas entrevistas eliminatórias com 26 candidatas ao todo.

As participantes passaram por uma série de perguntas sobre a vida pessoal, além de temas gerais e cultura. Um dos tópicos de maior destaque foi a campanha ‘Bully Free Starts With Me’, em combate e prevenção ao bullying.

Como resultado, Alina (RS) ficou em quinto lugar, Luana (CE) em quarto e Isadora (MG) em terceiro. A vice-campeã foi Rebeca (AM), enquanto Mia recebeu a coroa diretamente das mãos da cearense Teresa Santos, eleita Miss Universo Brasil 2021.

Nas redes sociais, a capixaba natural de Vitória (ES), porém criada nos Estados Unidos, expressou seu orgulho pela conquista inédita do estado. "Tudo ainda parece um sonho! Que felicidade em ser a primeira capixaba a levar a coroa para o Espírito Santo!", comemorou.

O próximo passo da nova Miss Universo Brasil é disputar o Miss Universo, que acontecerá nos Estados Unidos. O concurso, no entanto, ainda não teve a data de início divulgada até o momento. Confira as publicações comemorativas: