AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Momo do WhatsApp aparece em vídeos infantis no YouTube e ensina crianças a se suicidarem

Pais relataram o aparecimento da figura em vídeos assistidos pelos filhos

Da Redação Publicado em 18/03/2019, às 10h04 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momo aparece em vídeos infantis e preocupa pais e educadores - Reprodução/YouTube
Momo aparece em vídeos infantis e preocupa pais e educadores - Reprodução/YouTube

A personagem Momo Do Whatsapp viralizou por conta de um "desafio", envolvendo roubo de informações pessoais, incitação ao suicídio e extorsão no ano passado. 

Com o tempo, a figura sinistra, pálida, com o sorriso desfigurado e olhos esbugalhados, perdeu visibilidade na rede social. Mas, agora, ela voltou a aparecer, desta vez em vídeos infantis no YouTube.

Segundo uma publicação da revista Crescer, na última sexta-feira (15), as imagens interrompem as exibições com mensagens que ensinam a criança a se suicidar. As imagens instruem os pequenos a procurarem objetos cortantes em lugares como cozinha e garagem.

Os pais entrevistados na reportagem em questão disseram ter recebido o vídeo por meio do WhatsApp. Nele, uma criança brinca com uma geleca e, alguns segundos após o início, a figura da Momo aparece ensinando passo a passo de como cortar os pulsos, em inglês.

O YouTube se manifestou sobre o assunto. Na carta publicada pela Crescer, a empresa diz não ter encontrado links que violem as diretrizes da comunidade.

"É importante notar que permitimos que os criadores discutam, denunciem ou instruam as pessoas sobre o desafio / personagem Momo no YouTube. Vimos capturas de tela de vídeos e / ou miniaturas com eles. [...] Essa imagem não é permitida na aplicação YouTube Kids e disponibilizamos garantias para a excluir do conteúdo no YouTube Kids", finalizou a companhia.