AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Morre a cantora Vanusa aos 73 anos em casa de repouso em Santos

A artista teve um histórico difícil nos últimos meses por conta da demência

Da Redação Publicado em 08/11/2020, às 08h53 - Atualizado às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cantora Vanusa Santos Flores - Record TV
A cantora Vanusa Santos Flores - Record TV

A cantora Vanusa dos Santos Flores, de 73 anos, morreu na manhã deste domingo (8), na casa de repouso em Santos, localizada no litoral de São Paulo, onde morava há mais de 2 anos. Ela passou pouco mais de um mês internada em decorrência de problemas respiratórios.

Rafael Vanucci, filho da artista, revelou recentemente que a mãe sofria com um quadro de demência, e não o mal de Alzheimer, como apontado antes.

Em comunicado oficial, a família informou que a causa da morte teria sido uma insuficiência cardíaca. Por volta das 5h30 da manhã, um dos enfermeiros que cuidava dela percebeu que Vanusa estava sem batimentos.

"Imediatamente chamaram a UPA que constatou insuficiência respiratória como a causa mortis", diz a nota.

"Ontem [ela] teve um dia muito feliz com a visita da Amanda, a filha mais velha. Cantou, brincou, riu, se alimentou bem. Nos últimos anos Vanusa teve depressão, problemas gerados pelo uso de medicamentos tarja preta em excesso, o que a deixaram muito debilitada", acrescenta.

Vanusa deixa três filhos: Rafael Vanucci, Amanda Marcos e Aretha Marcos.

HISTÓRICO NO HOSPITAL

No dia 8 de setembro, Vanusa deu entrada no Hospital dos Estivadores, em Santos (SP), depois de ter uma pneumonia. Ela permaneceu lá por 32 dias e deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em 19 de outubro.

"Apresenta estabilidade do quadro clínico, consciente e respirando espontaneamente. Alta eletiva para a enfermaria de clínica médica", comunicou o boletim médico na ocasião.

CARREIRA

Vanusa nasceu em 22 de agosto de 1947, na cidade de Cruzeiro, estado de São Paulo, sendo criada nas cidades mineiras de Uberaba e Frutal. Aos 16 anos, tornou-se vocalista do conjunto Golden Lions. Em uma das apresentações foi ouvida por Sidney Carvalho, da agência de propaganda Prosperi, Magaldi & Maia, que a convidou para ir a São Paulo. 

Ao longo de sua carreira, gravou 23 discos e vendeu mais de três milhões de cópias. Representou o país em vários festivais internacionais e recebeu cerca de 200 prêmios. Por dois anos seguidos foi eleita a Rainha da Televisão. 

Em 2015, lançou seu primeiro álbum de canções inéditas em 20 anos: "Vanusa Santos Flores", produzido por Zeca Baleiro. A cantora foi casada duas vezes: com o músico Antônio Marcos com quem teve as filhas Amanda e Aretha, e com o ator e diretor de televisão Augusto César Vannucci, pai do seu filho Rafael Vannucci.