AnaMaria
Últimas Notícias / FAMÍLIA REAL

Morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II

O monarca, de 99 anos, passou por uma cirurgia cardíaca recentemente

Da Redação Publicado em 09/04/2021, às 08h48 - Atualizado às 09h03

Príncipe de Edimbrugo era o homem mais velho da monarquia britânica - Instagram/@theroyalfamily
Príncipe de Edimbrugo era o homem mais velho da monarquia britânica - Instagram/@theroyalfamily

O perfil oficial da família real britânica anunciou, na manhã desta sexta-feira (09), o falecimento do príncipe Philip, Duque de Edimburgo, aos 99 anos. O marido da rainha Elizabeth II enfrentava complicações de saúde desde fevereiro, quando foi internado “como medida de precaução” após se sentir mal, conforme divulgado pela BBC. 

Na ocasião, Philip teve que ser submetido a uma cirurgia cardíaca e recebeu alta do hospital um mês depois, em meados de março. Apesar disso, a causa oficial da morte ainda não foi confirmada. 

Em comunicado, a realeza lamentou a perda do, até então, homem mais velho da História da monarquia britânica. Philip iria completar 100 anos em julho deste ano, enquanto Elizabeth II tem 94 anos.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, disse a publicação.

Na sequência, prometeu trazer mais informações sobre o ocorrido através do site oficial. “A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda. Novos anúncios serão feitos oportunamente”.

HISTÓRIA

Philip nasceu em 10 de junho de 1921, em uma mesa de cozinha na ilha de Corfu, na Grécia. Na juventude, mudou-se para a Inglaterra e ingressou na Marinha - onde conheceu Elizabeth II. Os dois se casaram em 1947, cinco anos antes dela assumir o trono britânico. 

O monarca deixou para trás quatro herdeiros: Charles, Anne, Andrew e Edward, além de muitos netos e bisnetos. Como a tradição impede que o marido da rainha, que sempre a acompanhava nos eventos reais, receba o título de "rei", Philip foi nomeado como “Sua Alteza” e “Duque de Edimburgo”. 

O portal Aventuras na História relembra a trajetória completa do príncipe Philip aqui