AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Política

MPF abre investigação para apurar se houve censura em edital barrado por Bolsonaro

MPF irá investigar se houve censura em edital barrado pelo presidente

Da Redação Publicado em 22/08/2019, às 16h25 - Atualizado às 16h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bolsonaro - Reprodução/Instagram
Bolsonaro - Reprodução/Instagram

O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro abriu um procedimento para investigar os vetos feitos pelo governo federal a produções audiovisuais com temática LGBT.

A informação sobre a abertura do inquérito civil foi divulgada nesta quinta-feira (22) pelo órgão.

De acordo com o MPF, se confirmadas as informações de censura, o caso pode configurar uma violação das regras de editais e discriminação, o que é proibido pela Constituição Federal.

O órgão também destacou que o edital, publicado em março de 2018, já estava na fase final, mas foi suspeso por ato do ministro da Cidadania, Osmar Terra.

Foram expedidos ofícios ao Ministério da Cidadania e à Ancine, solicitando informações – que deverão ser respondidas em dez dias – sobre a suspensão do edital. 

Também foram solicitadas informações sobre a suposta decisão governamental de não aprovar projetos audiovisuais relacionados a temáticas LGBT.

SUSPENSÃO

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a suspensão de um edital com séries de temas LGBT para TVs públicas. A informação foi publicada no Diário Oficial na última quarta-feira (21).

O edital em questão havia selecionado produções para TV pública sobre diversidade de gênero e sexualidade. A portaria assinada por Osmar Terra, ministro da Cidadania, suspende o edital por 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 180.