AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Eleições 2022

Nova pesquisa Datafolha mostra Lula com 43% e Bolsonaro com 26%

Levantamento aponta cenários distintos do primeiro estudo sobre as eleições de 2022

Da redação Publicado em 25/03/2022, às 08h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula lidera nas pesquisas de voto para eleições 2022 e Bolsonaro aparece em segundo lugar - Instagram/@lulaoficial/@jairmessiasbolsonaro
Lula lidera nas pesquisas de voto para eleições 2022 e Bolsonaro aparece em segundo lugar - Instagram/@lulaoficial/@jairmessiasbolsonaro

Foi divulgada uma nova pesquisa do instituto Datafolha sobre as intenções de votos dos brasileiros nas eleições de 2022, na última quinta-feira (24). O levantamento trouxe novos possíveis cenários para o pleito, de modo que não poderá ser comparável com o estudo feito anteriormente. 

Desta vez, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera na disputa pela presidência da república com 43%. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 26% das intenções de voto. 

Depois, o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) tem 8%, Ciro Gomes (PDT) tem 6% e João Doria (PSDB) tem 2%. A pesquisa foi realizada com 2.556 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Vale destacar que a nova pesquisa não houve consulta ao nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e do ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido), que desistiram de disputar a Presidência. Além disso, foram apresentados cenários diferentes com e sem a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Isso porque o PSDB ainda não definiu se ele ou Doria será o candidato para as eleições deste ano. 

Para completar, em uma pesquisa espontânea, em que os entrevistados não recebem sugestões de candidatos para escolher, Bolsonaro chegou a 23% das intenções de voto. Lula, por sua vez, foi lembrado por 30% dos eleitores.

LEVANTAMENTO ANTERIOR

Na pesquisa anterior, divulgada em dezembro de 2021, Lula tinha vantagem o suficiente para vencer já no primeiro turno do pleito. 

De acordo com o estudo, o petista tinha 48% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro tinha 22%. A chamada terceira via apontava Sérgio Moro (Podemos) com 9%, Ciro Gomes (PDT) com 7% e João Doria (PSDB) com 4%. Brancos e nulos somavamm 8%. Outros 2% disseram não saber em quem votar.

Em quem você pretende votar na próxima eleição para presidente?

  • Lula
  • Jair Bolsonaro
  • Sergio Moro