ultimas-noticias   / Novembro Azul

Câncer de próstata: veja como se prevenir da doença com essas dicas

Confira algumas formas de como prevenir o câncer de próstata

Helena Gomes Publicado segunda 4 novembro, 2019

Confira algumas formas de como prevenir o câncer de próstata
Banco de Imagem/Getty Images - Veja maneiras de prevenir o câncer de próstata

Novembro é o mês escolhido para intensificar a conscientização sobre o câncer de próstata entre os brasileiros. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença deve atingir mais de 68 mil pessoas entre 2018 e 2019.

Pesquisa desenvolvida pela Quinto, uma rede gratuita criada para representar a opinião coletiva da sociedade por meio de votações e debates, questionou 14.352 pessoas com a pergunta: você se previne contra o câncer? 64% (9194) das pessoas responderam que não, sendo 44% dos votantes desta questão homens, 53% mulheres e 3% outros.

Pensando nestes números, o Quinto e AnaMaria Digital conversaram com o urologista Alex Meller da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) atrás de algumas orientações para a prevenção da doença. 

O profissional afirmou que este tipo de câncer normalmente não apresenta sintomas, mas quem descobre no início da manifestação tem grandes chances de cura, que chegam a 90%. No entanto, ele ressaltou que, quando dificuldades no momento de urinar e espasmos na bexiga aparecem, é melhor ter uma precaução maior, pois as chances da doença ter atingido um estado bem avançado são grandes.

Confira outras dicas!

ESQUEÇA O TABU
O exame de toque, um dos mais eficazes na hora de detectar o tumor no paciente, ainda é um problema para muitos deles. O urologista contou que são as mulheres que tomam a iniciativa e convencem os homens a passarem pela consulta.
 
HISTÓRICO FAMILIAR
Se o homem tiver alguém da família – principalmente do lado paterno – que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50. Combinado?  
 
OLHO NO COLESTEROL
Pouquíssima gente sabe, mas manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir o câncer na próstata, sim! Inclusive, o urologista afirmou que pacientes que têm o câncer e mantêm o colesterol controlado tem uma diminuição considerável na gravidade da doença.

Último acesso: 30 Nov 2021 - 08:07:33 (1084931).