AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Novo vírus infecta 35 pessoas na China, diz estudo

O henipavírus causa sintomas como tosse, febre, cansaço e perda de apetite

Da redação Publicado em 10/08/2022, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Langya henipavirus (LayV) é de origem animal, como morcedos - Unsplash
O Langya henipavirus (LayV) é de origem animal, como morcedos - Unsplash

Um novo vírus infectou 35 pessoas na China. De acordo com uma publicação da última quinta-feira (4), da revista científica "New England Journal of Medicine", o Langya henipavirus (LayV) é de origem animal, como morcedos e frungívoros. O Ministério da Saúde da China está agora monitorando a disseminação.

Nenhum dos infectados está em estado grave. Apenas 26 deles apresentaram sintomas de gripe, que são: tosse, febre, cansaço, perda de apetite, dores de cabeça, musculares, náuseas e irritabilidade.

Alguns também tiveram uma diminuição nos glóbulos brancos, baixa contagem de plaquetas, insuficiência hepática e insuficiência renal, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) de Taiwan.

Todos os casos são de pessoas que tiveram contato recente com animais, ou seja, não houve transmissão de humano para humano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fonte mais provável de infecção é o consumo de frutas ou produtos de frutas contaminados com urina ou saliva de morcegos frugívoros infectados.

O LayV vem da mesma família de vírus do Nipah, que tem taxa de letalidade em humanos entre 40% e 75% em caso de infecção grave. No entanto, nenhum dos novos casos até agora resultou em óbito, e a maioria dos pacientes apresentou quadro leve. Não há medicamento ou vacina para esse vírus.