Sônia Braga desfila com novo visual; ensinamos como mantê-lo

Atriz votou nas eleições americanas com aspecto natural

sexta 9 novembro, 2018
Sônia Braga
Sônia Braga Foto:Roberto Filho / Brazil News

Notícias Relacionadas

Sônia Braga compartilhou em suas redes sociais uma foto com os cabelos brancos e sem maquiagem após votar nas eleições americanas, na última terça-feira (06). A atriz de 68 anos é naturalizada e vive nos Estados Unidos há alguns anos.

Antigamente, poucas mulheres assumiam os fios brancos, pois isso era um atestado de idade ou sinal de desleixo.

Hoje, essa postura está mudando (que bom!). Agora, é mais um estilo de vida e assumi-los representa atitude e muita personalidade.

Por isso, se você está pensando em parar de pintar os fios, e adotar o estilo de Sônia, confira nossas dicas!

QUANDO COMEÇAM A APARECER?
O branqueamento do cabelo é um fenômeno natural que acompanha o envelhecimento do organismo: com o passar do tempo, os fios vão perdendo a capacidade de produzir a melanina e, por isso, ficam brancos, mais ressecados e rebeldes.

“A idade para os primeiros fios brancos aparecerem varia, mas nas pessoas brancas costuma ser aos 30 anos de idade e nos negros e orientais, 40”, explica a dermatologista e tricologista Fernanda Brito.

Algumas pessoas, ainda, experimentam o surgimento de cabelos brancos precocemente, que é quando ocorre aos 20 anos. Isso pode acontecer devido ao desenvolvimento de alguns problemas, como hipotireoidismo e estresse emocional, e o uso de alguns medicamentos.

ELES FICAM AMARELADOS?
Sim. De acordo com o hairstylist e colorista Emerson Granado, com a falta de pigmentação, os cabelos brancos e grisalhos tendem a ficar amarelados rapidamente, especialmente por conta da exposição ao sol, piscina, uso de secador e chapinha sem protetor térmico. 

“Quando isso acontece, os fios ficam sem vida e arrepiadinhos. Para prevenir, é preciso usar um pouco de leave-in com filtro solar diariamente e, a cada 15 dias, passar xampu desamarelador específico para esse tipo de cabelo”, aconselha.

É POSSÍVEL REDUZIR OS FIOS BRANCOS?
“Se uma doença ou deficiência de vitamina for identificada como causa dos cabelos brancos, o tratamento pode causar alguma melhora. Caso seja causada por fatores genéticos ou não seja identificada uma causa específica, a solução para os indesejáveis cabelos brancos é apenas o uso de tinturas permanentes ou semipermanentes”, afirma.

COLORAÇÃO
Não gosta mesmo do cabelo grisalho? Lembre-se então que tonalizante cobre até 50% de fios brancos – no caso de tonalizante. Caso possua mais de 50% de fios brancos é aconselhável o uso da tintura com amônia.

PARA FICAR BRILHANTE E MACIO

  • Use xampu e condicionador específicos para a cor.
  • Faça uma hidratação, pelo menos, uma vez na semana.
  • Evite ficar muito exposta ao calor e ao sol. Não tem como? “Aplique um pouco de produto para proteger os fios da irradiação solar. Ou, se preferir, use chapéu, lenço ou boné”, recomenda Amauri Guedes, hairstylist do Amauri Guedes Hairdresser (RJ).
  • Mantenha o corte em dia, pois quanto mais comprido o cabelo branco for, mais velha você vai parecer. “O legal é ter um curtinho despojado, para realçar o visual”, diz Guedes.
Sônia
Da Redação
Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

BEM-ESTAR

  1. 1 Estou com dor na minha barriga: o que será que pode ser?
  2. 2 O que fazer com pernas e pés inchados durante longas viagens de avião ou carro?
  3. 3 8 mitos e verdades sobre proteção solar e cuidados da pele
  4. 4 Menos sal, mais saúde! Saiba como diminuir o consumo do ingrediente
  5. 5 Dia Mundial da Diabetes tem como tema a importância da família