AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Crônica da Marcinha

O nome delas é CORAGEM: Susana Vieira e Cristiane Machado são inspirações

Uma é uma luz na batalha pela saúde. Outra se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica

Da Redação Publicado em 04/12/2018, às 16h10 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Susana Vieira e Cristiane Machado - Reprodução/Instagram
Susana Vieira e Cristiane Machado - Reprodução/Instagram

Sem dúvida, duas mulheres mexeram demais com a nossa emoção nos últimos dias. A primeira foi a atriz Susana Vieira, a eterna “Senhora do Destino” e de tantos outros personagens memoráveis, além de ser dona de uma vontade de viver inabalável. 

A segunda é a atriz Cristiane Machado, que enfrentou uma dor horrível e, infelizmente, ainda muito comum a milhares de mulheres no Brasil e no mundo: a violência doméstica. 

SUSANA VIEIRA

Primeiro vou falar da famosa Susana. Famosa, inclusive, por sua garra, alegria, energia e gargalhada única. Aos 76 anos (muitíssimo bem aproveitados), a atriz anunciou sua luta contra a leucemia durante os últimos três anos. 

E no Fantástico (Globo), abriu o coração se despindo até da sua não menos conhecida vaidade feminina. Sim, ela é vaidosa... E tem de ser! Num relato comovente à jornalista Poliana Abritta, a estrela falou das dificuldades do tratamento para se curar do câncer e revelou até o uso de fraldas no auge da situação. 

De peito aberto, Susana desabafou ainda sobre o temor de um eventual desemprego ou da solidão, da indesejada perda da independência (outra forte característica sua, por sinal), falou sobre o medo da possibilidade de ficar sem os belos cabelos e do pavor da morte da qual quer distância. 

CRISTIANE MACHADO

Naquela mesma edição do Fantástico (e na tarde seguinte), no Balanço Geral, da RecordTV, Cristiane expôs e denunciou cenas de extrema covardia praticadas pelo então marido. Agressões bárbaras que ela conseguiu registrar por meio de câmeras ocultas, na tentativa de ter provas e levá-lo à Justiça. Foi corajosa? Na minha opinião foi até demais. 

Arriscou a própria vida para tentar punir um caso tão horroroso de violência doméstica. Infelizmente, este é um caso que não é só dela. Muitas outras mulheres, aliás, inclusive mães de família, nem estão mais aqui para ir à delegacia e exigir punição para crimes tão brutais. 

É preciso falar, denunciar, punir! Susana, Cristiane... duas mulheres que também podem ser chamadas de coragem. Que superem seus receios e traumas, vençam suas dores e sigam servindo de exemplo para todas – e todos – nós! Um beijo!

Márcia Piovesan é jornalista multimídia, especialista e crítica de TV e celebridades. Também é radialista, influenciadora digital, participa de atrações como o A Tarde É Sua (RedeTV!) e dirige o portal de notícias que leva seu nome.