AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O pet certo para você

Saiba qual o tipo de animal que melhor combina com o seu dia a dia

Jéssica Rodrigues Publicado em 21/08/2015, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
bicho certo - shutterstock
bicho certo - shutterstock
Escolher qual bicho de estimação você vai levar para casa é uma decisão e tanto. Além da fofura, é preciso considerar qual é o seu estilo de vida e quais serão as suas obrigações com ele. Conversamos com Daniel Svevo, veterinário e sócio-diretor da empresa Cão Cidadão, que deu dicas valiosas para ajudá-la a fazer a escolha certa. Veja a melhor opção e não se esqueça: bicho não é brinquedo. Então, pense muito antes de adotar um companheiro!

Idosos

O ideal é escolher cães adultos de pequeno porte, como o shih tzu ou maltês – raças mais carinhosas. Como os filhotes são muito agitados, vão exigir energia extra de seus tutores. Pessoas mais velhas devem escolher um companheiro tranquilo e adestrado. Assim, ninguém corre o risco de encontrar xixi fora do lugar, objetos quebrados ou ter filhotes que adoram pular entre as suas pernas.

Quem trabalha fora

O melhor para os que ficam muito tempo longe de casa é o gato. Independentes, ficam mais tempo sozinhos sem ficarem estressados – como acontece com os cães. Ao contrário, adoram ter a casa só pra eles, desde que tenham comida e brinquedos à vontade para se divertir!

Pessoas de hábitos noturnos

Se você fica acordado durante a madrugada, precisa de um bicho que acompanhe o seu ritmo. Roedores como ratos ou hamsters, por exemplo, são animais de hábitos noturnos que, apesar de não interagirem muito, são divertidos de observar transitando pelas gaiolas.

Crianças

Toda criança adora brincar. Nesse caso, a melhor opção são cães filhotes que, assim como seus tutores, terão energia para dar e vender. Raças como o labrador ou o beagle são perfeitas para fazerem companhia à garotada. Incansáveis, amam brincar e correr. Além disso, são supercarinhosos e muito protetores.

Quem tem um gosto diferente

Se você é mais excêntrica, animais exóticos, como lagartos ou cobras, podem agradar-lhe. Mas aqui vale uma dica importante: para ter um animal silvestre em casa, é preciso autorização do Ibama. Os cuidados com esses bichos também são maiores. Se você escolher uma cobra, por exemplo, terá que ter um terrário bem espaçoso e camundongos para ela se alimentar. E, claro, nada de comprar uma sem registro no Ibama!