AnaMaria

O que é preciso para ser um político? Nova série da Netflix explica

The Politician, nova série da Netflix, mostra como o poder corrompe as pessoas

Naty Falla Publicado em 27/09/2019, às 09h00

O que é preciso para ser um político? Nova série da Netflix, explica - Divulgação/Netflix
O que é preciso para ser um político? Nova série da Netflix, explica - Divulgação/Netflix

The Politician, o mais novo trabalho de Ryan Murphy, conhecido por criar e escrever ‘Glee’, além de ‘American Horror Story’, estreia nesta sexta-feira (27) no serviço de streaming Netflix.

Na série, ele fez questão de unir o sarcasmo com o mundo da política, observando como os jovens fazem de tudo atrás de um único objetivo: o poder. 

AnaMaria Digital esteve no lançamento da produção no Brasil no último dia 12, no luxuoso Palácio de Tangará, localizado no bairro do Morumbi em São Paulo (SP) e conta tudo sobre a série.

A história é sobre Payton Hobart (Ben Platt), um rapaz rico que tem uma única certeza da vida: virar presidente dos Estados Unidos. No entanto, antes de conseguir realizar o seu sonho, ele precisa se tornar presidente do Grêmio Estudantil do seu colégio, o Saint Sebastian High School. 

Tal disputa é necessária, pois o jovem precisa garantir um lugar em Harvard, a universidade com o maior número de presidentes norte-americanos no currículo. Lá, ele terá andado meio caminho até o seu objetivo final. 

Pensando nisso e nos aspectos que rondam o drama, separamos alguns tópicos para explicar o que, segundo a série, é preciso para que o espectador se torne, assim como o personagem principal da trama, um político. Confira!

APOIO DAS MINORIAS
Certo de que ganhará a eleição, Payton vê River Barkley (David Corenswet), o bonitão do ensino médio, entrar na disputa pelo Grêmio. É a partir de então que a guerra pelo poder começa. Em busca de votos, ele decide chamar Infinity Jackson (Zoey Deutch), uma menina com câncer, para ser a sua vice, como forma de melhorar a sua imagem pessoal. 

Os seus amigos/assessores de campanha têm essa ideia após o seu opositor, River, apostar em uma garota negra e lésbica para ser a sua companheira de chapa, a fim de adquirir mais votos. 

SER RICO
Nascer em um berço de ouro é fundamental! Ou, como no caso do personagem principal, ser adotado por uma família rica. Filho de Georgina Hobart, interpretada pela atriz Gwyneth Paltrow, ele se vê, desde os sete anos de idade, com vontade de ser presidente do país. Seus familiares dão todo o suporte necessário para que isso aconteça.

SE ACHAR O MELHOR
Embora o personagem principal se convença de que tem origens pobres por sua mãe biológica ser uma garçonete, Payton não deixa de ser um garoto branco com os melhores estudos e ele sabe bem disso. 

O ego do rapaz aparece durante a série e ele faz questão de mostrar para as pessoas que é o melhor em tudo. Esse traço de personalidade não é exclusivo dele, já que a maioria dos personagens possuem essa característica. 

COMOÇÃO DOS ELEITORES
A namorada de Payton decide fingir que o traiu para conquistar a empatia dos eleitores. Apaixonada, a moça prefere ser difamada pelos alunos do colégio do que ver o amado não conquistar o seu sonho. Por conta disso, a popularidade do jovem cresce e todos decidem ficar ao lado do rapaz. 

Em outro ponto forte da série, é possível ver um importante personagem falando abertamente sobre o desejo de tirar a própria vida. No fim, ele acaba cometendo suicídio e tal ato é usado para adquirir votos em uma das campanhas. 

MANTER AS APARÊNCIAS
Ao longo do primeiro episódio, é possível ver que Payton e River, opositores, já viveram um romance. No entanto, é importante manter as aparências para que ninguém descubra a paixão que os dois escondem e, uma das formas, é ambos manterem um relacionamento público com mulheres.

‘The Politician’ é uma trama irônica, tanto em relação ao mundo da política, quanto aos privilégios dos jovens de classe alta. De qualquer forma, seria, muito bem, um retrato da realidade, já que os tópicos usados por Ryan Murphy são características facilmente vistas nos jornais políticos do mundo.