AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O que é vassoura-de-bruxa? Conheça a praga citada em 'Renascer'

Professores contextualizam o período histórico e explicam temas que estão em alta na novela ‘Renascer’

Da Redação Publicado em 01/02/2024, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcos Palmeira está em 'Renascer' - Foto: Divulgação/Rede Globo
Marcos Palmeira está em 'Renascer' - Foto: Divulgação/Rede Globo

Imagens da produção de cacau e florestas imensas do Sul da Bahia chegaram às telas da TV nos últimos dias com a adaptação da novela 'Renascer'. Além das cenas, a história trouxe temas ligados ao cultivo do cacau no país, e a importância dessa produção para o desenvolvimento das cidades, principalmente na Região Norte e Nordeste. 

Com uma primeira fase que se passa nos anos 90, um termo muito utilizado na trama é  “vassoura-de-bruxa”, uma praga que devastou as lavouras de cacau no início daquela década. Segundo o professor de biologia Samuel Cunha, em entrevista à AnaMaria Digital“a praga é causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa, que causa deformação e morte de cacaueiros e cupuaçuzeiros. As folhas e os galhos ficam secos, semelhantes a uma vassoura, por isso, a origem do nome”. 

A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DE CACAU

Os anos 90 no Brasil representam o momento de redemocratização do país, período em que a produção de cacau foi importante para o desenvolvimento da Região Norte e Nordeste, segundo dados da Organização Internacional do Cacau (ICCO) e fornecidos pela Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC). O Brasil ocupa o sexto lugar na lista, com uma produção de 273 mil toneladas em 2022, segundo informações do IBGE.

Para o professor de história, Carlos Gregório dos Santos Gianelli, também em entrevista “Assim como outras atividades agrícolas e extrativistas como a produção de cana de açúcar e borracha, a produção de cacau impacta diretamente no desenvolvimento da região. Desde a abertura de estradas, o crescimento de cidades, incentiva também a produção cultural do local, que consegue se estabelecer devido aos investimentos realizados que acabam impactando a vida das pessoas”.

Assunto recorrente em sala de aula e nos vestibulares, a produção de cacau pode ser tema de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. “O tema pode aparecer em questões tanto no contexto histórico da atividade, quanto na importância para o desenvolvimento geográfico da região”, reforça Gianelli. 

Assim como nas aulas, os alunos também podem buscar fontes no audiovisual e na literatura. “Além da novela Renascer, a obra de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela  também é ambientada na Bahia,  produtora de cacau da década de 1920. Cruzando a história abordada no livro com o contexto histórico, é possível uma abordagem que mistura o lúdico da narrativa do livro com a história por trás do desenvolvimento da obra, todos esses elementos auxiliam os estudantes”, finaliza o professor. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!