AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Polêmica!

Olimpíadas de Tóquio: embaixada chinesa reclama de foto “feia” de halterofilista com agência de notícias

A reclamação foi feita em uma rede social pelo perfil da embaixada

Da Redação Publicado em 29/07/2021, às 13h20 - Atualizado às 13h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hou Zhihui - Instagram/@banovan_bano
Hou Zhihui - Instagram/@banovan_bano

As expressões dos atletas sempre são assunto e, por muitas vezes, não são muito agradáveis. Entretanto, a imagem de uma halterofilista durante os Jogos Olímpicos ,feita pela agência britânica Reuters, incomodou a embaixada chinesa.

Segundo a organização localizada no Sri Lanka, a imagem foi de intenção preconceituosa. Na situação, a halterofilista chinesa Hou Zhihui aparece se esforçando para levantar uma barra. Ela, inclusive, ganhou medalha de ouro na modalidade. 

Na primeira publicação, a embaixada exigiu respeito ao espírito de Olímpiadas: “Não coloque a política e as ideologias acima dos esportes e se apresentem como organização de mídia imparcial. Vergonhoso”. 

Depois, o perfil comparou a foto da chinesa com a expressão das imagens de outros atletas registradas pela Routers, criticando a discriminação feita com a competidora. “Talvez seja porque tudo de bom na vida vem mais fácil para os ocidentais brancos?”, questionou. 

OPINIÕES 
Entretanto, a reclamação foi motivo de brincadeira para internautas, pois agências de notícias estatais como o jornal China Daily, Xinhua e Sina também utilizaram imagens semelhantes, apesar do primeiro veículo ter substituído. 

Por outro lado, usuários da rede social chinesa Weibo apoiaram a embaixada, criticando a mídia ocidental. Nas redes ocidentais, as opiniões não foram a favor da reclamação. 

A embaixada rebateu as críticas postando outra notícia, desta vez utilizando a manchete da ‘CNN’ do último sábado, em que dizia: “Ouro para a China.. e mais Covid - 19”. 

Na publicação, a representação diplomática comentou a manchete: “Qualquer um que ainda considera que a embaixada está reagindo exageradamente a reportagens ocidentais contra a China, e acredita que elas são imparciais, não políticas e independentes, por favor veja a melhor manchete anti-China/humanidade de hoje, apresentada pela CNN”, escreveu.