Olimpíadas de Tóquio: Thiago Braz conquista medalha de bronze no salto com vara

Ouro na Rio 2016, o atleta chega ao pódio novamente

Da Redação Publicado terça 3 agosto, 2021

Ouro na Rio 2016, o atleta chega ao pódio novamente
Thiago Braz - TV Globo

Thiago Braz deu o nome! O atleta ganhou medalha de bronze no salto com vara na manhã desta terça-feira (3) atingindo 5,87m. A medalha de prata ficou para o norte-amaericano Christopher Nilsen e ouro com o sueco Armand Duplantis. 

O campeão da modalidade tentou atingir 6,19m para bater o recorde olímpico, mas não conseguiu. Assim, o recorde de 6,03 conquistado por Thiago Braz em 2016 permanece intacto. 

O brasileiro começou bem a prova: em seu primeiro salto, atingiu a marca de  5,55m. O sarrafo subiu para 5,70m e, apesar de deixa-lo cair, Thiago conseguiu passar da primeira fase e enfrentou mais três saltos. 

No primeiro salto da nova fase, a marca passou a ser de 5,80m - e o atleta conseguiu. O segundo, também: Thiago precisava alcançar 5,87 e assim bateu sua melhor marca na temporada, que antes era de 5,82m.  Foi nesse momento que o americano Christopher Nielsen também ultrapassou a pontuação e começou a afunilar a disputa. 

Nesse meio tempo, alguns adversários deixaram a competição e o atleta foi para o seu terceiro salto; ele errou as duas primeiras tentativas, para a marca de  5,92, porém, como o francês Renaud Lavillenie também falhou, Thiago garantiu um lugar no pódio. Em sua terceira tentativa, o paulista errou novamente e deixou a competição com o bronze.

Thiago Braz se tornou o primeiro atleta do Brasil a ir ao pódio no atletismo em duas Olimpíadas consecutivas. Isso não acontecia desde 2000, em que André Domingos ganhou medalha de bronze nos Estados Unidos e prata na Austrália. 
 

Último acesso: 27 Oct 2021 - 16:16:27 (1148404).