AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Passo a passo: veja dicas preciosas para cuidar dos cabelos em casa

Ensinamos métodos eficazes para lavar, hidratar e usar a chapinha em casa

Da Redação Publicado em 28/05/2020, às 07h50 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Passo a passo: veja dicas preciosas para cuidar dos cabelos em casa - Reprodução/Instagram
Passo a passo: veja dicas preciosas para cuidar dos cabelos em casa - Reprodução/Instagram

O tempo livre durante a quarentena, junto com a impossibilidade de visitar salões de beleza em tempos de pandemia do novo coronavírus, está fazendo com que muitas pessoas se arrisquem a cuidar e modificar as próprias madeixas em casa. 

Apesar da mudança de visual ser uma boa pedida para transformar o clima do isolamento social, é necessário ter atenção na hora de transformar os fios. 

De acordo com a influenciadora Julia Doorman, que é dona do canal no Youtube ‘Cabelos de Rainha’ e embaixadora da marca Embelleze, cronogramas com cuidados essenciais são importantes para manter as mechas saudáveis. 

A hidratação, por exemplo, deve ser realizada uma vez por semana em cabelos normais e de duas a três vezes por semana para os ressecados e tratados com química. Já a nutrição e a reconstrução podem ser feitas uma vez por mês. 

COMO LAVAR OS CABELOS EM CASA 

A influenciadora, que possui mais de 3,14 milhões de seguidores na plataforma de vídeos, explica que até mesmo na hora de lavar os cabelos existem alguns métodos mais eficazes. Veja alguns deles: 

  • Molhar o cabelo embaixo do chuveiro com água morna: vai ajudar a soltar toda a gordura e sebo que temos no nosso couro cabeludo sem danificar ou estimular a  produção de mais sebo ou caspas. 
  • Em seguida, aplicar o shampoo em toda a raiz certificando que o couro cabeludo inteiro recebeu o produto. 
  • Depois devemos esfregar o couro cabeludo com as pontas dos nossos dedos em movimentos circulares, para estimular a microcirculação e também para soltar a sujeira que está nele. 
  • A espuma que o shampoo soltar, devemos puxar para a extensão dos fios. 
  • Após o enxágue, deve-se finalizar com o condicionador, que deve ser passado do meio dos fios até as pontas. 


A morena destaca ainda que é preciso aplicar o condicionador com o cabelo mais seco: ’’Para isso, é importante retirar o excesso de água dos cabelos antes de passar o produto, pode ser com uma toalha ou com a mão, mas sem torcer o fio’’, explica em entrevista à AnaMaria Digital

CREME PARA PENTEAR 

Após a lavagem, o uso de cremes é eficiente tanto para as cacheadas, que terão cachos mais definidos e redução de frizz, quanto para as lisas, que ficarão com as madeixas mais soltas. 

A embaixadora da Embelleze relembra ainda que o creme para pentear ou protetor térmico é indicado mesmo que a pessoa vá secar o cabelo de maneira natural.

‘’Isso protege os fios das ações externas como, a poluição, o vento e os toques de mãos’’, ressalta. 

CUIDADOS COM CHAPINHAS E SECADORES

O uso de chapinha e babyliss deve ser evitado, já que retiram a umidade do cabelo, deixando-o ressecado. A influenciadora indica fazer uso dos instrumentos a cada 15/20 dias ou somente quando desejar um penteado diferente. 

No que diz respeito aos secadores, afirma que o método mais seguro é utilizá-lo após passar protetor térmico, em temperatura morna, longe dos fios e em movimentos circulares. 

OS DETALHES PARA CABELOS COM QUÍMICA 


Os fios que já tiveram contato com qualquer tipo de química sempre necessitam de uma atenção especial. 

Julia conta que o ideal é ter uma rotina de hidratação em casa, fazendo umectação e reconstrução a cada 15 dias. Além disso, passar cremes com colágeno podem trazer bons resultados. 

COMO FAZER BANHO DE BRILHO 

O procedimento promete devolver a cor e brilho que os fios perdem com o passar dos dias. O método ensinado pela influenciadora Jessica Santini é simples e pode ser feito em casa com as madeixas sujas. 

‘’A oleosidade natural dos nossos fios protege o nosso couro cabeludo evitando qualquer tipo de sensibilidade que pode ocorrer por conta da água oxigenada’’, conta. 

  • Misture 1 tubo de tinta Maxton com 4 colheres do Creme de Tratamento Novex Meus Cachos de Cinema da Embelleze 
  • Divida o cabelo em mechas pequenas
  • Aplique a mistura mecha por mecha em todo o cabelo. Comece sempre aplicando pelas pontas e suba para a raiz
  • Deixe agir por 15/20 minutos, tomando o cuidado para não ultrapassar o máximo de 30 minutos, pois pode acabar oxidando os fios e deixando a cor opaca
  • Enxágue

Antes de iniciar o processo, a também Youtuber explica que tem o costume aplicar um creme nas orelhas e testa para evitar manchas. 

Jessica afirma ainda que o procedimento não rende tanto com o uso de tonalizante, já que se trata de um creme muito hidratante e sem água oxigenada na sua composição. 

“Então, com o tonalizante você pode usar ele puro. Sem misturinhas”, explica.