AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Impacto Social

Perfil no Instagram ajuda pessoas em extrema pobreza a conseguir emprego

Projeto social começou no Rio Grande do Norte e pretende se estender pelo país

Marcela Del Nero e Ana Caroline Mota Publicado em 25/04/2019, às 12h24 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcel Rodrigues é idealizador dos projetos sociais 'Kurriculo' e 'RN Invisível' - Arquivo pessoal
Marcel Rodrigues é idealizador dos projetos sociais 'Kurriculo' e 'RN Invisível' - Arquivo pessoal

Diante de umas das maiores crises econômicas já enfrentadas, que levou o desemprego a mais de 13 milhões de brasileiros, muitos deles vivendo em situação de extrema pobreza e miséria, o paulista radicado em Natal (RN) Marcel Rodrigues decidiu fazer a sua parte para tentar mudar a vida dessas pessoas.

Assim, criou um perfil no Instagram, o RN Invisível, em que reúne histórias de moradores de rua ou pessoas em condição de miséria econômica no Rio Grande do Norte, onde mora, para ajudá-las a se reintegrarem a sociedade a partir de doações de cestas básicas, cursos profissionalizantes, roupa ou outros meios.  

A ideia em si estava indo bem, mas Marcel percebeu que, mesmo oferecendo esse tipo de apoio, faltava um emprego em si para essas pessoas terem independência financeira e seguirem suas vidas sozinhas. 

“Há tempos pensava em uma maneira de oferecer essa continuidade, aí pensei em criar uma ferramenta só para ajudá-las a mostrar seus currículos e, assim, conquistarem um trabalho. Por isso, criei o Kurriculo", explica em entrevista para AnaMaria. 

COMO FUNCIONA?

Esse novo perfil é focado apenas em divulgar as qualidades profissionais de indivíduos vivendo na miséria. São aqueles que moram em barracos, onde o chão é de terra e, muitas vezes, não possuem nem ao menos um celular para se comunicar.

“É uma coisa de impacto social. Sabemos que todo mundo precisa, mas queremos dar preferência para quem está vivendo essa situação absurda", ressalta Marcel. 

Em cada postagem, é possível ver uma foto da pessoa, nome completo, idade e endereço (geralmente algum barraco), além de escolaridade e experiência profissional. 

Ficou interessado em contratar? Basta entrar em contato direto, ou enviar um direct para a página, que faz essa intermediação.

Na visão de Marcel, este poderia ser um projeto voltado para todas as regiões do país, e não apenas o Rio Grande do Norte, onde mora. Desta forma, ele criou ainda perfis para São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e outros estados com a mesma ideia.

REPERCUSSÃO

Pouco mais de duas semanas após ser criado, o perfil ganhou mais de 12 mil seguidores. Apesar do pouco tempo de divulgação, todas as pessoas mostradas já conquistaram alguma oportunidade de trabalho. 
“Algumas das moças já conseguiram faxinas. Uma, por exemplo, foi efetivada em uma padaria, outra participou de uma entrevista para um trabalho de carteira assinada. A prioridade total desse Instagram é isso”, diz.

Para Marcel, a história mais marcante foi a de Maria Miriam, de 45 anos, contada no RN Invisível. Seu maior sonho é ter um emprego para não faltar nada dentro de casa. Atualmente, ela ganha dinheiro pedindo no farol ou como carroceria, o que rende pouco para sustentar a casa em que mora com o marido, quatro filhos e uma neta. 

O potiguar está animado com o andamento de seu projeto social. “Nunca achei que conseguiria arrumar coisas assim tão rápidas. É incrível. E é tão simples, a gente faz de casa mesmo e cria essa conexão gigante, entre quem precisa contratar e pessoas precisando muito de um trabalho. Tudo isso usando apenas um perfil no Instagram. É muito gratificante."

Ficou com curiosidade de conhecer os projetos de Marcel? Acompanhe no Instagram os perfis @kurriculo e @rninvisivel.