AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Primeiro caso de gripe aviária H10N3 em humano é registrado na China

Pessoas que tiveram contato com ele foram analisadas, mas nenhum outro caso foi encontrado

Da Redação Publicado em 01/06/2021, às 10h06 - Atualizado às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Doença atinge especialmente aves selvagens ou aquáticas - Charlie Yoon/Pixabay
Doença atinge especialmente aves selvagens ou aquáticas - Charlie Yoon/Pixabay

Um homem de 41 anos, morador da província de Jiangsu, no leste da China, é o primeiro registro no país de gripe aviária H10N3 em um humano. Quem confirmou a informação, nesta terça-feira (1º), foi Comissão Nacional de Saúde do país, que caracterizou o caso como "acidental".

Segundo as informações oficiais, o tal paciente foi hospitalizado no dia 28 de abril após apresentar febre e outros sintomas de gripe, sendo diagnosticado com o vírus H10N3 em 28 de maio. Apesar da notificação, não foram dados detalhes de como aconteceu a infecção. A boa notícia é que o homem está recuperado e deixará o hospital em breve.

Pessoas que tiveram contato com ele foram analisadas após o diagnóstico, mas nenhum outro caso foi encontrado. O H10N3 é uma cepa do vírus com baixa capacidade de causar uma doença em um hospedeiro e é menos severa em aves domésticas. Por isso, o risco de se espalhar em grande escala também é muito baixo, de acordo com a Comissão.

NENHUM EM GALINHAS
De acordo com agências internacionais, o vírus não é muito comum. Tanto que dados de 2018 ressaltam que apenas 160 casos isolados foram relatados nos últimos 40 anos, principalmente em aves selvagens ou aquáticas na Ásia e em alguns locais da América do Norte. Nenhum caso foi detectado em galinhas até o momento.

Segundo o jornal Extra, muitas cepas diferentes de gripe aviária estão presentes na China e algumas infectam pessoas esporadicamente, geralmente aquelas que trabalham com esse tipo de animal. Também não ocorreu um número significativo de infecções humanas com a doença desde que a cepa H7N9 matou cerca de 300 pessoas entre os anos de 2016 e 2017.