AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Melhor escolha

Proteste avalia qual é o melhor marca de café à venda nos supermercados

Organização avaliou vinte marcas de grãos moídos e torrados

Da Redação Publicado em 19/06/2019, às 08h01 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Xícara de café faz bem! - Shutterstock
Xícara de café faz bem! - Shutterstock

A Proteste, uma organização não-governamental que avalia a qualidade de vários tipos de produtos, decidiu ver como anda a qualidade do nosso cafezinho de cada dia.

Com isso, conseguiu eleger a melhor marca de café torrado e moído disponível nos mercados brasileiros. No total, foram avaliadas 20 marcas concorrentes e encontrada um vencedor: o Melitta, em sua versão tradicional.

Os cafés analisados no teste foram: Aro, Bom dia, Bom Jesus, Caboclo, Café Brasileiro, Café Pelé, Canaan, Canecão, Capital, Carrefour, Diplomata, Giro, Jardim, Maratá, Melitta, Moka, Pilão, Pimpinela, Qualitá e 3 corações. 

Para chegar ao resultado, foram levados em consideração quatro quesitos: análise sensorial (para avaliar o cheiro, o gosto, a acidez…), características físico-químicas (para medir, por exemplo, o grau de umidade do artigo), rotulagem (se as informações essenciais estão na embalagem) e higiene (se o produto atende às exigências básicas de higiene em seu preparo).

Todos os concorrentes foram submetidos aos mesmos critérios e ganharam notas em escala de 0 a 100. No caso do Melitta, a pontuação final foi de 89. 

PASSOU

Em “rotulagem”, a marca obteve nota máxima. A avaliação também foi alta no quesito “higiene”, no qual obteve 99 pontos. 

A nota mais baixa do Melitta ocorreu no critério “análise sensorial”, com 78 pontos. De acordo com a Proteste, o preço de referência do produto é de 9,85 reais.

INSETO INTEIRO

As análises de higiene do café são de fundamental importância para verificar se o alimento está apto para o consumo ou se apresenta risco à saúde do consumidor.

Nesse quesito, todas as amostras trouxeram o produto correto – grãos de café torrados e moídos – em sua composição. Em relação aos padrões microbiológicos, todas as amostras atenderam à legislação vigente.

Alguns casos chamaram a atencão no critério “higiene”. Os avaliadores, por exemplo, chegaram a encontrar um inseto inteiro dentro do lote de café Carrefour, o que não é permitido pela legislação.. A marca ficou em 17º na classificação geral.

Os lotes dos cafés Bom Dia, Canaan e Jardim apresentaram impurezas macroscópicas (cascas e paus) acima do preconizado pela legislação (1%), sendo detectado ainda, em um deles (Bom Dia), fragmentos de insetos superior ao que é previsto (60 fragmentos). 

Na sequência, confira o ranking do teste: 

Posição/Nome/Nota Final

1º Melitta 89

2º Pimpinela 82

3º 3 Corações 80

4º Qualitá 79

5º Aro Café 77

6º Maracatá Café77

7º Café Brasileiro 76

8º Pilão Café75

9º Moka Café 75

10º Bom Jesus 74

11º Caboclo 73

12º Giro 72

13º Diplomata 70

14º Café Pelé 70

15º Capital Café 69

16º Canecão 69

17º Carrefour 50

18º Bom Dia 49

19º Canaan 48

20ºJardim 42