AnaMaria
Últimas Notícias / Troca de aliança

Quais são as vantagens de realizar seu casamento pela manhã?

Especialistas dão dicas para quem está na dúvida sobre qual hora casar

Marcela Del Nero Publicado em 25/02/2019, às 12h30 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Romana Novais e Alok se casaram no pé do Cristo Redentor por volta das 5 da manhã - Reprodução/Instagram
Romana Novais e Alok se casaram no pé do Cristo Redentor por volta das 5 da manhã - Reprodução/Instagram

O DJ Alok e Romana Novais impressionaram todo mundo quando decidiram casar aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), em plena terça-feira. Além do dia da semana, outro diferencial foi o inusitado horário das 6h da manhã, antes mesmo do Sol nascer. 

Os fãs não perdoaram e fizeram diversas brincadeiras sobre a escolha do casal de trocar alianças tão cedo. Afinal, a noiva precisou começar a se arrumar quase no início da madrugada para conseguir chegar linda e plena no horário marcado.

Ninguém precisa casar assim tão cedo, mas o horário da manhã ainda é uma boa opção para os casais que estão organizando a cerimônia. 

Além das fotos deslumbrantes, planejar um casamento pela manhã deve ser pensado detalhadamente para que não haja atrasos e extrapole a hora de encerramento.

AnaMaria foi atrás de todas as diferenças que você precisa saber antes de decidir em qual período irá dizer ‘sim’, seja de dia ou de noite. Confira!

PRIMEIRO PASSO
Pensar no estilo do casal é o ponto de partida, segundo Giovana Duailibe, CEO da Belief Wedding Planners.

“Casamentos noturnos acabam naturalmente indo para um caminho mais glamouroso”, declara. Os brilhos nas roupas são presentes, sendo possível deixar um clima mais baladeiro.

No entanto, na visão da especialista, ambos têm potencial para ficarem elegantes e charmosos. 

MONTAGEM E ILUMINAÇÃO
Uma das principais diferenças mencionadas por Giovana é a logística da montagem do evento e a iluminação. 

Quando estamos falando de um casamento diurno, tudo deve estar preparado um dia antes para que esteja nos conformes na hora da comemoração.

A iluminação é um dos benefícios para o horário, pois a luz natural rende fotos lindas, sem a necessidade de qualquer tipo de efeito. 

“Já para a noite, é necessário uma iluminação mais pontual -estilo galeria de arte- e uma festa com mais cara de balada”, acrescentou Giovana.

COMIDA
O ponto que pesa no bolso é quando falamos das refeições que serão servidas. De acordo com a CEO, os casamentos de manhã podem ter uma duração maior. Assim, pode ser necessário um serviço de gastronomia mais farto e frequente. 

Além disso, é importante pensar em um cardápio que harmonize com o horário, sendo mais leve por conta do momento mais cedo.

SEM ATRASOS E COBRANÇAS EXCESSIVAS
É essencial ter um cronograma muito bem definido em qualquer tipo de evento, para que não ocorram atrasos e nem surpresas desagradáveis. 

No entanto, quando falamos em acordar cedo, a dificuldade de se manter na hora pode ser ainda maior. “Tanto os profissionais quanto os convidados devem estar muito bem alinhados quanto aos horários da cerimônia”, explica Giovana.

Rui Mota Pinto, da unidade de Portugal da mesma empresa, ressalta que celebrações noturnas dificilmente ultrapassam de sete a nove horas. 

“Se for um casamento de manhã e não existir o cuidado de pensar nesses limites, pode acontecer de a festa se prolongar pela tarde/noite. Isso, obrigatoriamente, leva ao pagamento de horas extra por alguns serviços”, aconselha.

DICAS ESSENCIAIS

  • Se for verão e durante o dia, leve em consideração o calor que irá acontecer a meio do casamento;
  • Eventos à noite podem causar sono em idosos e crianças, fazendo alguns convidados irem embora mais cedo;
  • Se houver luz do dia, pensar na posição do Sol para fotos com uma iluminação natural podem ser uma boa pedida;
  • Preparação para a troca de alianças pode acontecer de madrugada, caso o casamento ser diurno, causando mais cansaço nas noivas.