AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Regina Casé relembra diagnóstico de surdez da filha: ''Um susto''

''Caminho difícil, mas vitorioso", declarou a atriz

Da Redação Publicado em 02/10/2020, às 12h41 - Atualizado às 12h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mãe e filha estiveram no 'Encontro' - Instagram/@reginacase
Mãe e filha estiveram no 'Encontro' - Instagram/@reginacase

Regina Casée sua filha, BeneditaZerbini, foram convidadas a participar do 'Encontro' desta sexta-feira (2), da TV Globo.

Durante o bate-papo com a apresentadora Fátima Bernardes, a atriz contou como foi descobrir a surdez da filha. "O diagnóstico da Benedita eu tive curto e grosso, em um susto. A gente achava que ela estava tendo problema na fala. Ela falava pelos cotovelos, mas tudo embolado. A professora da escola disse: 'já fez audiometria nela? Às vezes eu chamo todo mundo para a sala e ela fica'", relembrou. 

"Ela fez o teste e o cara disse assim: 'ela fala muito bem para quem não ouve nada.' No início, eu não sabia nem para onde correr. Foi um caminho difícil, mas muito vitorioso", completou a atriz.

Em outro momento, Regina falou que precisou driblar diversas barreiras e aproveitou para aconselhar outros pais: "Não aceitem 'não'. Quantos 'nãos' eu tive que vencer. [Falaram]: 'ela não vai para uma escola regular, ela não poder aprender outra língua'. A gente se deu a mão e não aceitou nenhum não. Me disseram coisas horríveis".

LIBERTAÇÃO

Benedita assumiu a surdez publicamente em julho de 2019 e, para ela, foi uma libertação. "Considero muito importante, foi uma libertação enorme. Para mim foi uma abertura de caminhos e portas. Fui conseguindo, aos poucos, me colocar. Antes eu tinha vergonha ou ficava com medo da reação do outro. Agradeço aos meus pais porque eles foram muito firmes nas escolhas. Sempre ficavam duvidando daquele 'não'". 

Segundo a designer, é importante falar sobre o assunto para combater o preconceito. "Tem os preconceitos mais evidentes. Mas tem uma camada de preconceito bem sutil. Muitas vezes você até não percebe, mas, depois, reconhece", analisou. 

Benedita, atualmente com 30 anos, é fruto do antigo casamento de Regina Casé com o artista LuizZerbini.