Rolling Stone lança projeto de prevenção ao suicídio com ajuda dos diários de Kurt Cobain

O algoritmo criado pela revista busca guiar pessoas a procurarem ajuda

terça 19 março, 2019
Um perfil amigável entra em contato com a pessoa que postou a declaração para auxiliar na procura de tratamento
Um perfil amigável entra em contato com a pessoa que postou a declaração para auxiliar na procura de tratamento Foto:Reprodução/Youtube

A revista Rolling Stone criou um projeto chamado ‘O Algoritmo da Vida’ com o propósito de prevenir o suicídio no Brasil, na última segunda-feira (18). A importante ação teve como base os diários deixados por Kurt Cobain, cantor que tirou a própria vida em abril de 1994.

As declarações do artista ajudaram especialistas a identificar palavras publicadas por usuários públicos no Twitter que podem ser alertas de pensamentos suicidas. 

O algoritmo criado pelo veículo reconhece as expressões e um perfil amigável manda mensagem privada para pessoa com objetivo de ajudá-la. Durante a conversa, será possível indicar a melhor forma de tratamento, por meio do telefone do Centro de Valorização da Vida (ligue 188).

"A Rolling Stone, como um veículo voltado à cultura pop e, principalmente, à música, lida todos os dias com a depressão ou seus sintomas. E isso é alarmante", afirmou Pedro Antunes, editor-chefe da Rolling Stone Brasil. 

Ele ainda ressaltou que muitos pediram ajuda por meio de suas músicas, como Chester Bennington, do Linkin Park. "Vidas chegaram ao fim de forma precoce por conta da depressão, basta lembrar de Chris Cornell. Tudo o que pudermos fazer para diminuir esse número precisa ser nossa prioridade. É uma responsabilidade social que devemos ter. Cada vida salva é uma vitória", concluiu.

O ‘Algoritmo da Vida’ está funcionando desde fevereiro e já conseguiu identificar 300 mil menções que utilizam uma linguagem depressiva.

Confira o vídeo da campanha.
 

Da Redação
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

  • Assine a revista AnaMaria

BEM-ESTAR

  1. 1 Entenda como a melancia pode te ajudar dar um fim nos enjoos durante a gravidez Melancia: a fruta pode te ajudar dar um fim nos enjoos durante a gravidez
  2. 2 Conheça burnout, a síndrome do esgotamento profissional
  3. 3 Conheça a evolução no tratamento do câncer de mama
  4. 4 Confira hábitos que podem te ajudar a melhorar sua autoestima
  5. 5 Silvio Santos fala sobre suas manchas senis; entenda o problema