AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

São Paulo libera vacina da gripe para todas as faixas etárias

Aplicação da vacina da gripe ocorre em 496 UBSs da capital paulista

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo Publicado em 28/12/2021, às 11h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campanha visa diminuir os casos de doenças respiratórias - Governo do Estado de São Paulo
Campanha visa diminuir os casos de doenças respiratórias - Governo do Estado de São Paulo

A partir desta terça-feira (28), moradores da cidade de São Paulo com mais de seis meses de idade que ainda não tomaram a vacina contra o vírus Influenza em 2021, poderão procurar um posto de saúde para receber o imunizante. A vacinação será garantida enquanto durarem os estoques.

Até então, a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, era aplicada apenas em idosos maiores de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos, grávidas e puérperas. Mas com o aumento dos casos de gripe e a baixa procura por esse imunizante nos postos, a prefeitura decidiu ampliar o público para tentar diminuir os casos de doenças respiratórias, que tem provocado um aumento significativo na demanda por atendimento nas unidades de saúde da capital.

O vírus influenza é uma doença infecciosa febril aguda que pode trazer maior risco de complicações para grupos mais vulneráveis, como idosos. A doença pode evoluir para formas mais graves e até óbito.

A vacina contra a gripe não previne contra a nova cepa que tem circulado nos últimos meses, chamada de Darwin (H3N2), mas é importante para prevenir a forma grave da doença, além de outras gripes.

A vacinação ocorre nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), drive-thrus, megapostos e farmácias parceiras, ou seja, nos mesmos locais onde estão sendo aplicadas as vacinas contra a covid-19. A lista dos postos pode ser consultada na internet.