AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Política

Se eleições fossem hoje, Lula venceria Bolsonaro no primeiro turno, aponta pesquisa

De acordo com Datafolha, Lula venceria Bolsonaro por 58% a 33% no segundo turno

Da Redação Publicado em 26/05/2022, às 19h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Segundo pesquisa, se eleições fossem hoje, Lula venceria Bolsonaro no segundo turno - Instagram/@lulaoficial e @jairmessiasbolsonaro
Segundo pesquisa, se eleições fossem hoje, Lula venceria Bolsonaro no segundo turno - Instagram/@lulaoficial e @jairmessiasbolsonaro

Caso as eleições fossem realizadas nesta quinta-feira (26), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a disputa no primeiro turno. Isso porque o ex-presidente do Brasil aumentou sua vantagem diante de Jair Bolsonaro (PL). 

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha entre os dias 25 e 26 de maio, que contou com 2.556 entrevistados de 181 municípios de todos os estados e Distrito Federal, Lula subiu de 3% em relação a março, alcançando 58% das intenções de voto. 

Bolsonaro caiu de 34% para 33%, o que levou a um aumento de 4 pontos percentuais da diferença entre os dois candidatos. Agora a diferença entre eles é de 25%. Os votos brancos e nulos, por sua vez, caíram de 10% para 8%, e 1% dos entrevistados ainda não sabe quem eleger — mesmo percentual da última pesquisa.

As saídas de Doria e Moro da corrida presidencial tiveram uma grande contribuição para o crescimento do petista. Além de Lula, quem cresceu nas intenções de voto foi Ciro Gomes (PDT) em um hipotético cenário de disputa com Bolsonaro no segundo turno. Nesse embate, o pedetista tem 52% das intenções de voto contra 36% do atual presidente.

Contudo, o crescimento de Ciro não foi o bastante para vencer Lula no segundo turno, de acordo com a pesquisa realizada. Diante dessa situação hipotética, o petista vence por 55% a 29%.