AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Sem idade para se conectar

A tecnologia ajuda o idoso a cuidar da saúde, da memória... E também a matar a saudade da família

Christiane Ferreira Publicado em 01/09/2015, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

internet 984 - shutterstock
internet 984 - shutterstock
Buscar o novo faz bem em qualquer fase da vida. E um dos grandes desafios da terceira idade é lidar com a tecnologia. Às vezes, WhatsApp, Skype, Facebook, Instagram e outros tantos aplicativos soam como grego para alguns. Mal sabem que, ao vencer essas barreiras, todo mundo sai ganhando! “Algumas vezes, o idoso sofre com rótulos de que está ultrapassado, e isso é muito ruim. Mas o aprendizado de novas informações faz com que ele se sinta incluído na sociedade”, afirma a professora de Saúde do Idoso do curso de enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Ana Paula Guarnieri.

Estes aplicativos têm tudo a ver com eles

Ajudam a passar o tempo e quebram um galho!

Aliados da saúde: Caixa de Remédios e Hora do Remédio são aplicativos gratuitos para celular que ajudam o idoso a lembrar a hora de tomar o medicamento. Alguns ainda comparam preços e trazem as fórmulas. 

Bons pra memória: Sudoku, palavras cruzadas e caça-palavras já não estão só no papel. Baixe-os já, pois esses passatempos continuam sendo ótimos para exercitar a memória.

Tá perdido?: Ferramentas como o Google Maps são bastante úteis, pois permitem obter instruções de como ir de um lugar para outro. 

Pertinho sempre: Viber, Skype, Facetime e WhatsApp. São ideais para matar a saudade de quem está longe, com comunicação por vídeo e voz em tempo real. Faz com que o idoso sinta-se mais perto da família. 

Para se inspirar: No Pinterest há fotos de boas referências de crochê, tricô e bordados, por exemplo. Dá para montar seus próprios painéis por tema. Gosta de fazer caixas decoradas? Colecione ideias para a próxima vez em que for colocar a mão na massa. Seu negócio é o fogão? Tem lindas e deliciosas ideias de pratos para todos os gostos. Vale a pena baixar!


O celular ideal

Na hora de escolher um aparelho, nada de comprar o primeiro que o vendedor oferecer ou o mais bonito. Existem itens a serem levados em conta que facilitam o uso do smartphone pelo idoso. Além de optar por um celular com botões grandes e tela colorida, é legal priorizar um modelo com comando de chamada por voz e tecla de emergência, que facilita a ligação para números já cadastrados. A opção de lanterna também é bem útil!

Dicionário de pronúncias

As palavras em inglês são complicadas, né? Para evitar embaraço, confira a pronúncia dos app mais badalados: 

WhatsApp = uóts-api
Skype = iscaipe
Viber = vaiber
Facebook = feicebuque
Instagram = instagram
Android  = androidi
iPhone = aifone