AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Atenção

Tempestade de poeira causa estrago e assusta população em Presidente Prudente

Rajadas de vento superaram os 100 km/h e indicam a chegada de uma frente fria

Da Redação Publicado em 01/10/2021, às 18h48 - Atualizado às 18h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tempestade de poeira assusta população em Presidente Prudente - Reprodução/G1
Tempestade de poeira assusta população em Presidente Prudente - Reprodução/G1

Uma tempestade de poeiraassustou a população de Presidente Prudente, interior de São Paulo, nesta sexta-feira (1º). De acordo com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, as rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h, destelhando casas e arrancando árvores. 

Poucos minutos depois, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) divulgou que o fenômeno também atingiu o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, quebrando vidros no saguão e provocando diversos danos ao terminal e às salas de embarque. Contudo, não houve vítimas ou prejuízo nas escalas dos voos, que continuam operando normalmente.

Este fenômeno é, na verdade, bem comum nessa época do ano, uma vez que, após períodos de longa estiagem e tempo seco, uma frente fria tende a aparecer, causando uma espécie de “choque térmico” e desencadeando tempestades de poeira.

Por isso, segundo a Coordenadoria de Defesa Civil, ainda há a possibilidade de novas tempestades e a orientação é para que a população evite frequentar áreas de risco, além de não estacionar veículos embaixo de árvores. 

Além disso, a prefeitura de Presidente Prudente informou que as equipes estão empenhadas em atender às ocorrências e a prioridade atual é responder aos chamados que oferecem algum tipo de risco à população, como fios energizados caídos nas vias públicas e árvores próximas às residências.