AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / LUTO NA LITERATURA

Toni Morrison, primeira negra a ganhar o Prêmio Nobel, morre aos 88 anos

Toni Morrison, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, morre aos 88 anos

Da Redação Publicado em 06/08/2019, às 14h22 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Toni Morrison - Reprodução/Instagram
Toni Morrison - Reprodução/Instagram

Toni Morrison, escritora que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1993, morreu na noite da última segunda-feira (05), aos 88 anos de idade. 

Em comunicado oficial, a família informou que ela "morreu após uma breve doença". "Apesar de sua morte representar uma tremenda perda, estamos gratos por ela ter tido uma vida longa e bem vivida", diz a nota, segundo a agência de notícias France-Presse.

A escritora nasceu em 1931, em Ohio, nos Estados Unidos, foi a primeira afro-americana a ganhar o Nobel de Literatura e ficou marcada pelo retrato dos negros em seu país, com foco em personagens femininas. 

Quando anunciou o prêmio para Toni Morrison, a Academia Sueca, responsável pelo Nobel, destacou os "romances caracterizados pela força visionária e importância poética". Segundo eles, a autora deu "vida a um aspecto essencial da realidade americana".

Nesta terça-feira (06), o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comentou a morte da escritora: "Toni Morrison era um tesouro nacional, boa como contadora de história e cativante pessoalmente do mesmo jeito que em suas páginas".