AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Uma gripe pode virar pneumonia, assim como a de Mc Sapão?

Após a morte do funkeiro, situação tornou-se uma questão para os fãs

Beatriz Moraes e Vivian Ortiz Publicado em 20/04/2019, às 12h27 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mc Sapão morreu devido uma pneumonia que se instalou após uma gripe - Reprodução/Instagram
Mc Sapão morreu devido uma pneumonia que se instalou após uma gripe - Reprodução/Instagram

O funkeiro Jefferson Fernandes Luiz, o MC Sapão, morreu na tarde da última sexta-feira (19), após passar nove dias internado no Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), em decorrência de um quadro de pneumonia.

A doença, segundo a assessoria de imprensa do artista, teve início após uma gripe que ele pegou durante a turnê "Deixa ela Dançar", por conta do excesso de ar-condicionado.

Mas será que toda gripe pode se transformar em pneumonia?

De acordo com o otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), o caso de Sapão pode ser considerado uma exceção.

Existem algumas diferenças entre as duas doenças. "Sintomas gripais podem dar febre, obstrução nasal, aumento do muco nasal e dor no corpo. Normalmente são autolimitados e duram entre três e sete dias com melhora gradativa" ressalta o médico.

Já a pneumonia pode dar febre alta, falta de ar, tosse com secreção, além dos demais sintomas da gripe. "Esses sinais podem persistir por mais tempo e não melhoram com o passar dos dias, a não ser que seja introduzido o tratamento", afirma.

Basicamente, segundo ele, falta de ar e febre alta por mais de 48 horas já são sinais indicando que o paciente precisa procurar atendimento especializado. 

COMO SE PREVENIR?

Para evitar que sua gripe vire pneumonia, o melhor é repousar. 

Portadores de doenças crônicas, como rinite, sinusite, bronquite e alergias podem ainda fazer uso de anti-inflamatórios tópicos e orais, sempre com orientação médica.

"Já no caso de pneumonia, uma avaliação médica deve ser feita e uma prescrição de antibióticos orais também", orienta.