AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Veja 5 dicas para manter a saúde bucal em dia e prevenir contaminações  

Especialista aponta os cuidados que se deve ter com a higiene e evitar contágio pela boca

Da Redação Publicado em 25/05/2020, às 08h30 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja 5 dicas para manter a saúde bucal em dia e prevenir contaminações - Imagem de Giulia Marotta por Pixabay
Veja 5 dicas para manter a saúde bucal em dia e prevenir contaminações - Imagem de Giulia Marotta por Pixabay

Com a mudança de hábitos de higienização impostas pela pandemia do novo coronavírus, estamos dando muita atenção em manter as mãos e o rosto limpos, o que é ótimo! Contudo, é preciso ir além, e redobrar os cuidados com a higiene bucal, uma vez que descuidos com essa região do corpo podem aumentar as chances de contaminação. 

Além disso, seguir práticas recomendadas por especialistas para a manutenção da saúde bucal neste momento contribui para evitar problemas odontológicos graves e aquela ida não programada ao dentista, lembrando ainda que a saúde bucal está associada ao perfeito funcionamento de outros sistemas do corpo. 

AnaMaria Digital Conversou com Edmilson Pelarigo, Diretor Clínico da OrthoDontic, e separou cinco dicas para manter a higiene bucal em dia neste período de quarentena. Confira! 

HIGIENIZAÇÃO 
Além de escovarmos os dentes após as principais refeições do dia, precisamos nos atentar a alguns cuidados para que a higienização seja realizada de forma correta. O primeiro passo é evitar aplicar força na escovação, que deve ser feita de forma suave e com escova de cerdas macias para não machucar as gengivas.  

Além disso, não dá para esquecer de limpar a língua e a parte interna das bochechas, pois elas retêm bactérias e devem ser igualmente higienizadas. Por último, mas não menos importante, vem a utilização do fio dental, que garante a limpeza de áreas que a escova dental não alcança. Quem usa aparelho dental também deve contar com o auxílio de facilitadores, como o passador de fio e a escova ortodôntica. 

VISITAS AO CONSULTÓRIO 
Ainda que tudo pareça bem, é recomendável que uma visita ao dentista seja feita, no mínimo, a cada seis meses, pois problemas pequenos podem crescer, tornando-se perigosos – e caros – para o paciente. Mas lembre-se: em tempos de distanciamento social, a consulta deve ser feita apenas em casos de urgência e emergência. Seis meses é também o tempo de intervalo recomendado para que se faça uma limpeza profissional com o dentista, evitando acúmulo de tártaro, gengivite e cáries.  

ALIMENTAÇÃO 

A alimentação pode ser inimiga ou aliada da saúde bucal. Os alimentos chamados “detergentes” são capazes de ajudar a livrar os dentes de resíduos e gorduras, como a maçã, a cenoura, o kiwi, a acelga e o pepino, por exemplo. Por outro lado, os açúcares e carboidratos presentes e refrigerantes e chocolates aumentam a acidez na boca, proporcionando um ambiente ideal para a proliferação de bactérias causadoras das cáries.  

MUDANÇA DE HÁBITOS 
Alguns hábitos comuns podem ser extremamente nocivos para a saúde bucal, como roer unhas e rasgar embalagens com os dentes, desgastando o esmalte ou mesmo provocando fissuras. O cigarro é também um dos maiores inimigos do sorriso perfeito, deixando os dentes amarelados, causando mau hálito e problemas gengivais.  

Já o bruxismo, que consiste no ranger constante de dentes, não é bem um hábito, mas deve ser observado e tratado junto ao dentista. À longo prazo, além de dores de cabeça e outros incômodos, pode provocar desgastes severos ou até quebrar os dentes.  

CUIDADO COM OS TRATAMENTOS CASEIROS 
Clareamentos feitos sem o acompanhamento do dentista, com auxílio receitas caseiras ou produtos comprados em mercados e farmácias podem causar a corrosão do esmalte e manchar os dentes. Quem deseja melhorar a aparência do sorriso deve procurar um especialista de confiança, que realizará o procedimento mais indicado para cada caso.