AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Veja como renovar seu look usando as roupas que já estão no guarda-roupa

Especialistas passam os truques para sair da mesmice

Ana Bardella Publicado em 27/04/2019, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guarda-roupa - Shutterstock
Guarda-roupa - Shutterstock

Quem disse que para transformar o jeito de se vestir é preciso gastar uma fortuna? Especialistas passam os truques para sair da mesmice e deixar seus looks mais estilosos com o que você já tem no armário. O primeiro passo? Não ter medo de ousar!

Pense sobre os itens do armário
Por incrível que pareça, a chave para renovar o visual pode estar em se livrar das peças que estão sobrando no fundo das gavetas. “Fazer um detox separando o que tem sido útil do que só está fazendo volume ajuda a visualizar melhor as calças, blusas, saias, vestidos e sapatos. Doando o excesso, fica mais fácil pensar em novas combinações”, explica Claudia Rozembrá, consultora de moda e estilo.

Monte diferentes combinações
“É interessante pensar na proporção 3x1. Ou seja, três partes de cima para cada parte de baixo”, indica a profissional. “Se você tem uma calça que adora, o ideal é encontrar três blusas que possam ser utilizadas com ela”, exemplifica. Separe um tempinho para experimentar as roupas em frente ao espelho. Assim, não corre o risco de usar sempre as mesmas peças juntas, como costumamos fazer na correria do dia a dia.

Deixe a criatividade solta
“Um jeans ou um blazer básico podem ganhar uma roupagem diferente com algumas intervenções. Trocar a cor dos botões, por exemplo, é uma estratégia barata e que pode renovar completamente uma peça”, diz Viviani Severin, estilista e consultora de moda. Se estiver disposta a se aventurar no mundo da customização, a internet está repleta de vídeos no estilo “faça você mesma”, o que facilita as transformações.

Seja observadora
A moda é dinâmica e está constantemente se renovando. Para se manter atualizada, observe as vitrines e passeie entre as araras mesmo sem a intenção de gastar. “Preste atenção também às pessoas à sua volta: isso deixa o olhar mais criativo e fica mais simples ousar”, assegura a estilista.

Abuse dos acessórios
“Invista em acessórios que estão em alta no momento: isso traz informação de moda ao visual sem precisar gastar demais”, garante a estilista. Ela também indica o uso de lenços ou trocar os calçados com os quais já está acostumada. “Os maxicolares e brincos costumam levantar qualquer look. No entanto, antes de usá-los, tenha em mente que as peças serão as ‘cerejas do bolo’, por isso não devem brigar com o restante da produção”, complementa Claudia.

Acompanhe quem você admira
“Seguir figuras públicas que inspiram é sempre bom. As referências nos ajudam a manter uma linha coerente de estilo. Muitas das profissionais mostram peças e composições inusitadas que podem nos ajudar no dia a dia. Aliás, vale a pena incorporar algumas das dicas”, fala Viviani. No entanto, também é preciso manter o olhar criterioso. “Nem tudo o que está na moda se adequa ao corpo ou ao estilo de vida de uma pessoa. Por isso é importante refletir antes de seguir algumas indicações”, ressalta Claudia.

Leve em conta sua rotina e gostos
“Se você trabalha em um escritório ou ambiente corporativo, lembre-se do código de vestimenta da sua empresa quando precisar adquirir novas peças. Se possível, aposte em roupas versáteis, que possam transitar entre o trabalho e um jantar depois do expediente, por exemplo”, indica a profissional. “Descobrir o estilo próprio pode parecer difícil, mas não é. Basta pensar sobre como você gosta de se vestir de verdade, eliminando julgamentos e opiniões. A partir disso, pode encontrar as peças que mais valorizam seu corpo e fazer aquisições necessárias e conscientes. O importante é se sentir bem quando estiver de frente ao espelho”, finaliza Claudia.