AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Inspiração

Vó Sônia: inspire-se na história da boleira que virou uma empreendedora de sucesso

Confira dicas para você também faturar alto

Lígia Menezes Publicado em 14/11/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em 2020, a franquia comemora dez anos de existência - Divulgação
Em 2020, a franquia comemora dez anos de existência - Divulgação

“Uma pessoa que sonha e tem muita fé”. É com essas palavras que Sônia Maria Napoleão Ramos, conhecida como Vó Sônia, aos 74 anos, define a si própria. 

Mãe de quatro filhos, ela é dona de uma franquia de bolos caseiros que, após 10 anos de existência, se tornou fonte de renda de toda a família. 

A seguir, ela revela dicas para você também se tornar dona do próprio negócio. 

COMO TUDO COMEÇOU
Como milhões de brasileiros empreendedores, Vó Sônia começou o negócio próprio por necessidade. Quando o filho caçula, Rafael, perdeu o emprego, a ideia foi transformar a culinária, um elemento que já fazia parte da rotina da família, em uma forma de complementar a renda.

“Já era um hábito nosso sentar em torno da mesa para comer meus bolos feitos de forma simples e artesanal e que sempre fizeram a alegria lá em casa”, conta. Com uma pequena loja alugada no centro de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a produção de bolos deixou de ser um hobby para se tornar uma atividade profissional. 

“O grande segredo era manter a essência que só um bolo caseiro é capaz de proporcionar”, observa. O empreendedorismo em família serviu para unir ainda mais Vó Sônia e seus filhos.

“Eu ficava na loja e meu filho ia até os cruzamentos ou pontos de ônibus, com o uniforme, para fazer degustação, entregar cartões de visita ou até mesmo levar alguém até a loja. Juntamos um pouquinho de cada irmão, compramos os equipamentos (tudo parcelado) e pedimos dinheiro emprestado para amigos. No primeiro dia de produção foram 21 bolos, hoje são 55 mil por dia em toda a rede”, diz.

CRESCIMENTO
Em 2020, a franquia comemora dez anos de existência. Da lojinha no centro de Ribeirão Preto, nasceram outras centenas de lojas que logo se espalharam por todo o país. A meta da empresa é ultrapassar 400 unidades. 

“Nosso crescimento se deu muito pela qualidade dos bolos, o que naturalmente gerou o famoso boca a boca”, alegra-se Vó Sônia. Com a estruturação da rede, hoje, a empresa conta com um departamento de marketing e diversas ações e campanhas, sempre valorizando o cliente e os momentos especiais que ele pode passar ao redor de um bolinho caseiro.

TRABALHO EM EQUIPE
“Fico muito feliz em ver todos os meus filhos trabalhando e prosperando juntos. Não há nada mais gratificante... É uma sensação inexplicável ver algo que sempre foi uma realidade presente em nossa família e que mantenho até hoje - o bolo ao redor da mesa - se transformar num negócio e se comprovar na prática”, afirma com orgulho.

RECEITAS DE SUCESSO
Entre os mais de 100 bolos diferentes à venda, a empreendedora já elegeu seus favoritos e, curiosamente, são os mais simples e os de maior saída: Bolo de milho e Bolo de fubá com goiabada. As receitas ela não revela, mas garante que tudo é feito de maneira muito simples e caseira, usando o menor número de industrializados possível. 

DICAS DA EMPREENDEDORA PARA VOCÊ TAMBÉM CHEGAR LÁ

  • Sonhe alto e tenha fé, mas persiga seus objetivos com ações efetivas. 
  • Acredite no boca a boca. Se você trabalhar direitinho e for atenciosa, sua clientela fará você crescer. 
  • Valorize seu cliente – trabalhe para ele, sempre! Planeje campanhas, promoções, sempre pensando no bem-estar. 
  • Saiba trabalhar em equipe. Sozinha é mais difícil ir longe. 
  • Para expandir, crie um modelo de negócios. Você perceberá muitos erros e acertos ao longo do processo. Vá moldando-se até que apenas os acertos permaneçam, e crie um sistema de funcionamento.