AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Vulcão capaz de gerar tsunami no Brasil entra em alerta moderado de erupção

Apesar dos riscos serem mínimos, o desastre poderia atingir toda a costa brasileira

Da Redação Publicado em 16/09/2021, às 14h30 - Atualizado às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Não é possível prever o tamanho das ondas, caso o pior aconteça - Reprodução/Google
Não é possível prever o tamanho das ondas, caso o pior aconteça - Reprodução/Google

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, subiu para o nível amarelo quanto aos riscos de entrar em erupção. Isso significa que foram identificados sinais de atividade moderada nos últimos dias, segundo as autoridades espanholas. Para pesquisadores, o vulcão poderia provocar um tsunami que atingiria todas as Américas - especialmente os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

Adormecido há décadas, o Cumbre Vieja está a 4.462 km de São Luís, no Maranhão. “Este movimento poderá ser capaz de gerar um tsunami que percorrerá distâncias transatlânticas e que atingirá praticamente todos os países banhados pelo oceano Atlântico. A partir da modelagem de tal evento, obteve-se a informação que toda a costa brasileira será afetada”, alertou o geólogo Mauro Resse Filho, em entrevista ao UOL. 

Apesar disso, ainda não existem motivos para alardes, já que as chances de que um desastre aconteça são pequenas. “Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima", tranquilizou o pesquisador Carlos Teixeira

O especialista ainda chamou a atenção aos empecilhos antes que o pior se concretize. "Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor", acrescentou.