AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / Apoio

Manoel Soares acalma mulher na plateia do ‘Encontro’ após relato de racismo

O tema veio à tona por conta da situação vivida por Titi e Bless em Portugal

Da Redação Publicado em 01/08/2022, às 13h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manoel Soares foi amplamente elogiado na web - Instagram/@manoelsoares
Manoel Soares foi amplamente elogiado na web - Instagram/@manoelsoares

Dirce, uma mulher que assistia ao ‘Encontro’ desta segunda-feira (1°), se emocionou na plateia por conta do caso de racismo vivido por Titi e Bless em Portugal e foi amparada por Manoel Soares.

No momento, Astrid Fontenelle, uma das convidadas do programa, comentava que seu filho Gabriel, de 14 anos, lhe pediu para escrever uma carta aos filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso demonstrando seu apoio.

Em seguida, a câmera flagrou Manoel Soares amparando uma mulher da plateia que chorava durante o relato da apresentadora do ‘Saia Justa’. Patrícia Poeta aproveitou a fala da convidada para entender a situação e passou a vez para o colega.

O âncora, então, acalmou Dirce e pediu que ela explicasse o motivo do seu choro: “Eu estou vendo que está batendo em você como está batendo em mim e em 54% da população brasileira agora. É uma pergunta óbvia, mas eu preciso fazer: Por que você está chorando?”.

Ela relatou que o ocorrido com Titi e Bless a fizeram recordar sua própria infância e todo o racismo que teve que enfrentar até hoje: "Quando eu era criança, minha mãe saía e deixava eu e meus sete irmãos trancados em casa. As crianças iam lá jogar pedra em casa, xingar a gente, na escola, em todo lugar”.

Ela seguiu seu relato mostrando que se sente desamparada e sem esperanças de melhora: “A gente sofre preconceito até hoje e parece que nunca vai acabar. Uma coisa muito triste”.

Manoel Soares tratou de consolá-la, dizendo que as coisas irão melhorar. “Vai acabar. A gente vai fazer acabar, tá?”, acalentou, lhe agradecendo no final.

A outra convidada do programa matinal, Ana Paula Xongani, comentou sobre a necessidade de pessoas pretas terem companheiros em volta que os acolha em situações de racismo.

Ela ainda falou que, muitas vezes, este tipo de preconceito surge como uma “violência descaracterizada” aos olhos dos outros. “Eu entendo a Dirce chorando e me emociono também porque é um reviver diário. Quando eu ouço a história da Titi eu vejo a mim mesma”, finalizou.

Enquanto isso, Manoel continuou acompanhando Dirce, a levou até seu lugar na plateia e lhe serviu um copo de água.

CRÍTICAS E ELOGIOS

O momento repercutiu na web e muitos internautas elogiaram a atitude do apresentador do ‘Encontro’, dizendo que ele foi humano em seu trato com a espectadora.

“Esse programa tinha que se chamar ‘Encontro com Manoel Soares’. Que ser humano lindo, incrível. Empatia e sutileza com os assuntos abordados”, declarou uma usuária do Twitter.

Outra parte dos internautas, no entanto, criticaram a escolha do matinal de colocar Patrícia Poeta como apresentadora de uma pauta racial sendo que seu colega é um homem preto, e inclusive compararam com a exibição do ‘Fantástico’ do último domingo (31).

“Insuportável Patrícia Poeta, não dá para aguentar o descaso com o Manoel Soares. A própria Globo mascarando que faz a inclusão de negros, só que não dá oportunidade para eles”, escreveu um internauta.

“No ‘Fantástico’ a Maju Coutinho conduziu a matéria com o Bruno e a Gioh, mas no ‘Desencontro’ a Patrícia Poeta praticamente não deixou o Manoel Soares abrir a boca, que mulher insuportável meu pai”, comparou outro.