AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / Inspirador!

Porteiro volta a estudar depois dos 50 e consegue diploma na faculdade onde trabalha

Conheça a história inspiradora do porteiro que voltou a estudar e se formou em direito após vida desafiadora

Da Redação Publicado em 29/06/2022, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Darlivan Caetano após se formar em Direito e família - Reprodução: G1 / Arquivo Pessoal
Darlivan Caetano após se formar em Direito e família - Reprodução: G1 / Arquivo Pessoal

Nunca é tarde para seguir seus sonhos, e esta história é a prova disso. Na região da grande Vitória, capital do Espírito Santo, Darlivan Caetano, um porteiro de 64 anos, se formou em direito na mesma faculdade em que passou os últimos anos trabalhando. 

Darlivan teve um passado repleto de dificuldades e até um envolvimento com drogas quando mais novo. Apesar disso, há dez anos, quando Darlivan tinha 54 anos, ele decidiu ir atrás do sonho que cultivava na juventude, e decidiu estudar direito. 

Concluiu o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ingressou na faculdade.  Em entrevista ao portal ‘G1’ do Espírito Santo, Darlivan afirma que não teria conseguido sem o apoio da família.

"Foi uma batalha fazer a faculdade. O mais desafiador era a teoria dos primeiros períodos. A gente tem que ler muito. Eu tive a felicidade de ter algumas pessoas que me incentivavam muito. Eu dormia sentado na frente do computador, tomava muito café durante a noite para aguentar", contou o senhor que impressionou os professores.

COMO TUDO COMEÇOU

Ele também revelou como aquele sonho no fundo de sua cabeça se tornou um plano, que se desenvolveu observando os alunos entrando e saindo da faculdade, até que ele mesmo percebeu que possuía a vontade e o potencial necessários para fazer o que sempre quis.

"Tem hora que parece que não estou vivendo uma realidade, mas é uma realidade que mexe muito comigo. Eu mesmo, me ver sentado numa cadeira de faculdade de direito, não acreditava. Eu vim da periferia, desiludido, porque fui envolvido com drogas. Olhando meu quadro anterior e vendo meu quadro atual é fantástico", disse sobre a própria trajetória. 

Hoje, Darlivan já soma três pós-graduações na área. Além de trabalhar como porteiro na mesma faculdade, presta consultoria jurídica e afirma que seus planos não param por aí.

"Meu foco é conseguir uma estabilidade financeira, uma boa clientela e, conseguindo isso, vou alcançar degraus mais altos. Tudo é passo a passo. Enquanto isso, vou almejando meus sonhos e concretizando cada um deles".