AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / Família Real

Rei Charles III se emociona durante funeral da mãe, Elizabeth II

O atual mandatário britânico escreveu um bilhete para Elizabeth II

Da Redação Publicado em 19/09/2022, às 12h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vários membros da família real se emocionaram no funeral de Elizabeth II - Instagram/@theroyalfamily
Vários membros da família real se emocionaram no funeral de Elizabeth II - Instagram/@theroyalfamily

O rei Charles III se emocionou durante o funeral de sua mãe, Elizabeth II, que está ocorrendo nesta segunda-feira (19).

O monarca desenhou uma coroa especial para o funeral da rainha, que incluiu algumas flores usadas no casamento dela com seu pai, príncipe Philip Mountbatten, em 1947.

Ele ainda deixou um bilhete para Elizabeth II, no qual estava escrito: “Em memória amorosa e dedicada. Carlos R”. A letra “R” refere-se a “Rex”, que significa “Rei” em latim.

Depois de partir de Westminster Hall à Abadia de Westminster ao lado do túmulo da mãe, o rei ainda foi flagrado chorando enquanto tocava o hino “God Save the King”, “Deus Salve o Rei” em português.

Além dele, a esposa de seu irmão Edward, a Condessa de Wessex, Sophie, e o neto mais novo da rainha, o Visconde Severn, Jaime, de 14 anos, também se emocionaram no evento.

VAIADO

Charles III, foi vaiado durante sua primeira visita oficial como monarca ao País de Gales, nesta sexta-feira (16).

Manifestantes anti-monarquia aproveitaram a ronda do rei pelos quatro países que compõem o Reino Unido - Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales - para expôr suas opiniões.

Cartazes com frases como “Vamos abolir a monarquia” e “Cidadão, não súdito” eram comuns entre as pessoas que protestavam nas ruas.

Vale destacar que o primeiro-ministro galês, Mark Drakeford, já havia dito que seriam permitidas manifestações contra o poder monárquico. Apesar do país fazer parte do Reino Unido, ele possui certa autonomia política e distanciamento da coroa britânica.

Ainda assim, houve admiradores do rei Charles III que aproveitaram a presença do monarca para saudá-lo, de maneira que ele e Camilla estiveram cercados de gritos de apoio.

ENCONTRO COM LÍDERES

Presidentes, primeiros ministros e chefes de Estado de todo o mundo estão se dirigindo à Inglaterra, antiga Terra da Rainha, para se encontrarem com o recém coroado Rei Charles III e irem ao funeral da finada Rainha Elizabeth II, que está marcada para acontecer na próxima segunda-feira (19).

O novo Monarca vai oferecer uma recepção no Palácio de Buckingham aos convidados internacionais, no dia anteiror ao enterro. Entre os nomes na lista de presença estão Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos, Emmanuel Macron, presidente da França e o Presidente da República Jarir Bolsonaro. 

Segundo um alto funcionário do palácio, além do encontro no castelo da família real, os líderes que comparecerem irão se reunir no Royal Hospital, uma casa de repouso para veteranos do exército, para seguir em grupos à Abadia de Westminster, onde a Rainha será velada.

Após o funeral na segunda-feira, os convidados internacionais serão escoltados pelo Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, que fará uma recepção na Church House. Enquanto isso, a família real se dirigirá a Windsor, para o enterro.

HOMENAGEM DISCRETA

Meghan Markle homenageou a rainha Elizabeth II durante seu funeral usando um par de brincos de pérola dados pela monarca à duquesa de Sussex.

A esposa do príncipe Harry havia usado o acessório em uma única ocasião: quando teve um compromisso a sós com a rainha Elizabeth em 2018.

No velório, que teve início nesta quarta-feira (14), o brinco serviu para completar o traje usado pela ex-atriz no evento: um vestido preto midi simples com mangas longas.

Vale destacar que o visual segue o protocolo real para a ocasião. Meghan ainda usou uma meia-calça, um salto e um chapéu com véu, todos em cor preta.

Enquanto isso, Harry não usou uniforme militar no funeral de Elizabeth II, como de costume. Isso por o traje ser exclusivo àqueles que fazem parte da “realeza sênior”.

Conforme o Palácio de Buckingham, apenas membros da família real que tenham patente militar podem usar os uniformes nos cinco maiores eventos cerimoniais e no funeral. Entre eles estão: o rei Charles III, a princesa Anne, o príncipe Edward e o príncipe William, filhos e neto da rainha.