AnaMaria

Coma... que faz bem!

Um belo prato de massa pode ser saudável e saboroso. Basta escolher os ingredientes

Karla Precioso Publicado em 27/02/2018, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Coma... que faz bem! - iStock
Coma... que faz bem! - iStock

A busca por uma alimentação equilibrada é uma tendência mundial. Não é à toa que o número de brasileiros adeptos das famosas “marmitas saudáveis” vem aumentando a cada dia, afinal as pessoas passaram a se preocupar com o que estão colocando em seu prato. Mas, antes de torcer o nariz e pensar que comida balanceada é sinônimo de cardápio insosso e sem variedade, comprovamos aqui que é possível saborear uma bela massa, por exemplo, lançando mão de ingredientes ricos nutricionalmente, cheios de sabor... E sem gastar muito! A marca Fit Food, em parceria com o blog Hortelã, lançou um e-book (livro digital) com receitas de massas nutritivas e práticas – todas cem por cento naturais, livres de glúten, corantes e conservantes. Tem yakissoba, fusilli com brócolis, fettuccine com ervilha, que você aprende agora. E outras 13 sugestões de dar água na boca!

Yakissoba do bem
INGREDIENTES
◗ 200 g de espaguete de soja
◗ ½ colher (sopa) de farinha de aveia
◗ 150 g de peito de frango cortado em cubos
◗ 1 dente de alho picado
◗ 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
◗ ½ xícara (chá) de cebola roxa picada
◗ ½ cenoura cortada em tiras
◗ ½ brócolis japonês cortado em floretes
◗ 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
◗ ¼ de xícara (chá) de molho de soja sem glutamato monossódico
◗ ½ repolho cortado em tiras
◗ Sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto

MODO DE PREPARO
Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Reserve ½ xicara (chá) da água do cozimento. Dissolva a farinha de aveia nessa água. Tempere o frango com o alho, a pimenta e um fio de óleo. Reserve. Numa frigideira grande ou numa panela wok, aqueça 1 colher (sopa) de óleo e doure levemente o frango. Reserve. Numa panela, aqueça o óleo restante e vá adicionando a cebola, a cenoura, os brócolis e o gengibre. Junte o molho de soja e misture bem. Deixe os legumes cozinharem até que estejam al dente. Junte o frango e o repolho, cozinhando por mais um minuto. Adicione a massa, despeje colheradas da água do cozimento reservada e misture bem. Acerte o sal e a pimenta, salpique a salsinha e sirva.

Fettuccine com camarão e ervilhas
INGREDIENTES
◗ 300 g de fetuccine de milho sem glúten
◗ 200 g de camarão cozido e sem casca
◗ Sal e pimenta-do-reino a gosto
◗ Azeite a gosto
◗ 4 dentes de alho
◗ ¼ de pimentão vermelho em cubos pequenos
◗ 200 g de ervilhas frescas cozidas no vapor
◗ 3 colheres (sopa) de extrato de tomate

MODO DE PREPARO
Cozinhe a massa al dente (reserve ½ xícara da água do cozimento). Tempere o camarão com o sal e a pimenta. Reserve. Numa frigideira, aqueça um fio generoso de azeite e acrescente o camarão, mexendo às vezes, até ficar rosado. Reserve. Numa frigideira, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, junte o alho, o pimentão e frite por dois minutos ou até dourar levemente, mexendo de vez em quando. Adicione
o camarão, a ervilha e o extrato de tomate. Acrescente a água do cozimento reservada (ainda quente) e a massa já cozida. Misture e sirva.

Fusilli com brócolis e limão-siciliano
INGREDIENTES
◗ 200 g de fusilli de milho
◗ ½ maço de brócolis
◗ Azeite a gosto
◗ 3 dentes de alho
◗ 2 colheres (sopa) de suco de limão-siciliano
◗ ¼ de xícara (chá) de amêndoas torradas e picadas
◗ Sal, pimenta-do-reino, manjericão e raspas de limão a gosto

MODO DE PREPARO
Cozinhe a massa (reserve um pouco da água do cozimento). Pique os brócolis. Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e salteie os brócolis. Quando começar a dourar, acrescente um pouco de água e tampe a frigideira até secar. Retire assim que estiver al dente. Junte mais um fio de azeite à frigideira e adicione o alho. Assim que começar a dourar, junte os brócolis, o macarrão e misture. Junte o suco de limão, a água do cozimento do macarrão e misture delicadamente. Acerte o sal e a pimenta e finalize com o manjericão, as raspas de limão e as amêndoas.